NOS TRILHOS DA DEMOCRACIA:
o ensino de Geografia na formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1001Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel do ensino de Geografia na formação cidadã. Inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, foram discutidas as contribuições da ciência geográfica e do seu ensino para o debate em torno da efetivação da cidadania. Posteriormente, foi apresentado e discutido o projeto de ensino “Nos trilhos da Democracia”, que objetivou analisar e solucionar os problemas urbanos locais mediante a participação política dos alunos do C.E. Nelson Pereira Rebel, localizado em Campos dos Goytacazes/RJ. A pesquisa evidencia o potencial da escola como espaço de formação cidadã e a importância da Geografia Escolar nesse processo. O território se apresenta como um componente central - não como uma ilustração do conteúdo, mas um princípio para o desenvolvimento de práticas de educação para a democracia. Muito mais do que aprender sobre direitos e deveres, ou ainda sobre o funcionamento da organização político-administrativa do Brasil, é essencial que os alunos protagonizem ações de investigação e intervenção no território, compreendendo que a participação é a base de uma democracia efetiva.
Palavras-chave
Geografia, Ensino, Cidadania, Território.
IN THE TRACKS OF DEMOCRACY: geography teaching in citizen's formation
Abstract
This paper has the objective of analyzing the role of Geography in citizen's formation. Firstly, through bibliographical research, we discussed the contributions of geographical science and its teaching to debate about the establishment of citizenship. After that, we presented and discussed the teaching project "In the tracks of Democracy", which aimed to analyze and solve local urban problems, by the political participation of the students from C.E. Nelson Pereira Rebel, located at the Campos dos Goytacazes/RJ. The research confirms the school's potential as a local to form citizens and confirms the importance of School Geography in this process. The territory presents itself as a main character - it would not be an illustration of content, but a principle to develop educational practices for democracy. Much more than learn about rights and duties, or the political-administrative organization, it is crucial that the students create and star investigation and intervention actions in the territory, understanding that the participation is the key to an effective democracy.
Keywords
Geography, Teaching, Citizenship, Territory.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).