ASSÉDIO E O ABUSO NO ENSINO SUPERIOR:
das agressões à omissão institucional
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1083Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar os casos de assédio e abuso no ensino superior da cidade de Ponta Grossa/Paraná. Buscando analisar como se evidenciam e se originam esses casos, foram recolhidos depoimentos de acadêmicos de ambos os gêneros, visando compreender a situação na perspectiva da vítima, analisando como elas, suas testemunhas e seus supervisores estão tratando os assuntos referentes ao tema. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line composto de questões objetivas e questões descritivas. Todos os casos apresentados ocorreram por haver uma relação de poder entre agressor e vítima, seja essa relação uma hierarquia institucional, de cargos, classe, raça ou de gênero.
Palavras-chave
Ensino Superior, Gênero, Violência, Relação professor-aluno, Relações de poder.
HARASSMENT AND ABUSE IN HIGHER EDUCATION: from aggressions to institutional omission
Abstract
The purpose of this article is to identify cases of harassment and abuse in higher education of the city of Ponta Grossa, Paraná. Seeking out to analyze how these cases are evidenced and originated, testimonials were collected from academics of both genders, in order to understand the situation from the perspective of the victim, analyzing how they, their witnesses and their supervisors are dealing with the subjects. The data was collected by means of on-line questionnaire composed of objective questions and descriptive questions. All cases presented occurred because there is a power relation between aggressor and victim, whether that relationship is an institutional, job, class, race or gender hierarchy.
Keywords
Higher Education, Gender, Violence, Teacher-student relationship, Power relations.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).