ASSÉDIO E O ABUSO NO ENSINO SUPERIOR:

das agressões à omissão institucional

Autores

  • Vanessa de Oliveira Haile Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Adelaine Ellis Carbonar dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1083

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar os casos de assédio e abuso no ensino superior da cidade de Ponta Grossa/Paraná. Buscando analisar como se evidenciam e se originam esses casos, foram recolhidos depoimentos de acadêmicos de ambos os gêneros, visando compreender a situação na perspectiva da vítima, analisando como elas, suas testemunhas e seus supervisores estão tratando os assuntos referentes ao tema. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line composto de questões objetivas e questões descritivas. Todos os casos apresentados ocorreram por haver uma relação de poder entre agressor e vítima, seja essa relação uma hierarquia institucional, de cargos, classe, raça ou de gênero.

Palavras-chave
Ensino Superior, Gênero, Violência, Relação professor-aluno, Relações de poder.

 

HARASSMENT AND ABUSE IN HIGHER EDUCATION: from aggressions to institutional omission

Abstract
The purpose of this article is to identify cases of harassment and abuse in higher education of the city of Ponta Grossa, Paraná. Seeking out to analyze how these cases are evidenced and originated, testimonials were collected from academics of both genders, in order to understand the situation from the perspective of the victim, analyzing how they, their witnesses and their supervisors are dealing with the subjects. The data was collected by means of on-line questionnaire composed of objective questions and descriptive questions. All cases presented occurred because there is a power relation between aggressor and victim, whether that relationship is an institutional, job, class, race or gender hierarchy.

Keywords
Higher Education, Gender, Violence, Teacher-student relationship, Power relations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05/08/2021

Como Citar

de Oliveira Haile, V. ., & Carbonar dos Santos, A. E. . (2021). ASSÉDIO E O ABUSO NO ENSINO SUPERIOR:: das agressões à omissão institucional. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1083