Como os estudantes brasileiros percebem os Andes?
Mapeando áreas de riscos sociocriosféricos no Peru
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1257Palavras-chave:
Sensoriamento Remoto, Cartografia escolar, Alfabetização Cartográfica, Letramento CartográficoResumo
As comunidades andinas vêm sofrendo intensamente os impactos das mudanças climáticas. Portanto, o objetivo deste artigo é aplicar uma oficina sobre a Sociocriosfera Andina, com estudantes do ensino médio, visando compreender quais são as representações que os participantes possuem dos Andes. A oficina foi dividida em três momentos: levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema; sensibilização sobre a temática por meio de artigos científicos, mapas e fotografias; realização do mapeamento de geleiras da Cordilheira Vilcanota, a partir de imagens de satélites de 2013, 2019 e 2021, com representação das áreas de risco. No primeiro momento da oficina a maioria dos estudantes indicou que não possuía conhecimentos prévios sobre os Andes, apontando que esta cadeia montanhosa se localizava no Rio de Janeiro ou Uruguai. No segundo momento, a partir do debate sobre os riscos sociocriosféricos associados às mudanças climáticas, foi demonstrado interesse principalmente pelas inundações por transbordamento/rompimento de lagoas glaciais (GLOF). Em relação ao terceiro momento, os estudantes tiveram uma dificuldade inicial para realizar o mapeamento, por não entenderem que se tratava do mesmo ambiente ao comparar as três imagens satelitais de datas distintas, ou ainda, por decorrência das deficiências na alfabetização cartográfica. Após o auxílio dos ministrantes, o mapeamento foi feito por todos os participantes, sendo que 82% desses colocaram todos os elementos fundamentais do mapa e 43% indicaram as áreas de riscos sociocriosféricos. Os GLOFs foram os mais citados como possibilidade de risco para as comunidades andinas, e problemas com a criação de alpacas estão em segundo lugar. A oficina proposta, além de trabalhar com diversas competências e habilidades da BNCC, fomentou a discussão sobre o conceito de Sociocriosfera e proporcionou avanços no processo de alfabetização e letramento cartográfico.
Palavras-chave
Sensoriamento Remoto, Cartografia escolar, Alfabetização cartográfica, Letramento cartográfico.
How do Brazilian students perceive the Andes? Mapping areas of sociochriospheric risks in Peru
Abstract
Andean communities have been suffering intensely from the impacts of climate change. Therefore, the objective of this article is to apply a workshop on the Andean Sociocriosphere, with high school students, in order to understand what are the representations that the participants have of the Andes. The workshop was divided into three moments: survey of students' prior knowledge on the subject; raising awareness on the subject through scientific articles, maps and photographs; mapping of glaciers in the Cordillera Vilcanota, based on satellite images from 2013, 2019 and 2021, with representation of risk areas. In the first moment of the workshop, most students indicated that they had no previous knowledge about the Andes, pointing out that this mountain range was located in Rio de Janeiro or Uruguay. In the second moment, based on the debate on socio-cryospheric risks associated with climate change, interest was shown mainly in floods due to overflow/rupture of glacial lakes (GLOF). Regarding the third moment, the students had an initial difficulty in carrying out the mapping, because they did not understand that it was the same environment when comparing the three satellite images from different dates, or even, due to deficiencies in cartographic literacy. After the help of the lecturers, the mapping was done by all the participants, with 82% of these placing all the fundamental elements of the map and 43% indicating the areas of socio-criospheric risks. GLOFs were most cited as a potential risk to Andean communities, and problems with alpaca farming came in second. The proposed workshop, in addition to working with various skills and abilities of the BNCC, fostered discussion on the concept of Sociocriosphere and provided advances in the process of literacy and cartographic literacy.
Keywords
Remote Sensing, School Cartography, Cartographic literacy.
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