O CONHECIMENTO LOCAL EM FACE DO ENEM: as implicações no ensino de Geografia do Piauí

Autores

  • Aline Camilo Barbosa Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí.
  • Josélia Saraiva Silva Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.364

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Conteúdos, ENEM, Piauí.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as concepções e as práticas dos professores relacionadas com a disciplina de Geografia do Piauí, o interesse da investigação se dá pelo fato de que após a implementação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, esta disciplina deixou de ser alvo de avaliação. A metodologia contou com a construção da fundamentação teórica e pesquisa de campo, realizada nas escolas públicas estaduais do município de Teresina-PI. Os dados mostram que os professores reconhecem a importância do ensino de Geografia do Piauí para viabilizar a compreensão dos alunos acerca da escala geográfica local, porém parte dos professores não busca alternativas para amenizar o impacto que o ENEM vem trazendo para essa disciplina no Ensino Médio. Assim, salientamos a necessidade de mudança de postura dos professores com relação ao ensino de Geografia do Piauí, para tanto sugerimos a oferta de formação continuada sobre essa temática com ênfase no uso diversificado de material didático.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia. Conteúdos. ENEM. Geografia do Piauí. 


CONOCIMENTO LOCAL EN CARA ENEM: las implicaciones para la enseñanza de la Geografia del Piauí

RESUMEN

Este trabajo presenta los resultados de un estudio que tuvo como objetivo identificar las concepciones y las prácticas de los maestros en la disciplina Geografía del Piauí, el interés de la investigación se da por el hecho de que después de la aplicación del Examen Nacional de Educación Secundaria – ENEM, esta disciplina ya no es objeto de evaluación. La metodología consistió en la construcción de un fundamento teórico y investigación de campo hecha en las escuelas públicas del estado en la ciudad de Teresina-PI. Los datos muestran que los profesores reconocen la importancia de la enseñanza de la Geografía del Piauí para facilitar la comprensión de los estudiantes acerca de la escala geográfica local, sin embargo los maestros no buscan alternativas para mitigar el impacto que el ENEM está trayendo a esta disciplina en la escuela secundaria . Por lo tanto, hacemos hincapié en la necesidad de un cambio de actitud de los maestros con respecto a la enseñanza de la Geografía del Piauí, por lo tanto, se aconseja la provisión de educación continua sobre este tema, centrándose en el uso diversificado de materiales de enseñanza.

PALABRAS CLAVE

Enseñanza de la Geografía. Contenido. ENEM. Geografia do Piauí. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Camilo Barbosa, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí.

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI em 2014. Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, biênio (2015-1017) - bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 

Downloads

Publicado

14/08/2017

Como Citar

Barbosa, A. C., & Silva, J. S. (2017). O CONHECIMENTO LOCAL EM FACE DO ENEM: as implicações no ensino de Geografia do Piauí. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(13), 400–416. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.364

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.