A (DES)CENTRALIDADE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS: análise geográfica em tempos globalizados com perspectiva interdisciplinar

Autores

  • João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.464

Palavras-chave:

Meio ambiente, Geografia, Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem como fim provocar a reflexão sobre o tratamento das questões ambientais a partir da ciência, especialmente, da Geografia, enquanto ramo autônomo do conhecimento em tempos globalizados e componente curricular nas escolas, com uma perspectiva interdisciplinar. Desde o último quartel do século XX, as questões ambientais têm ganhado relevância no cenário internacional e nacional, o que ratifica a pertinência do debate o qual não se pretende encerrar. Com base em revisão literária, instigações e reflexões pautadas na experiência profissional do autor e no exercício de interpretação dos tempos globalizados, acredita-se que é na contradição entre problemas socioambientais da atualidade e limitação da ciência cartesiana positivista em apontar caminhos para superá-los, que se estabelece o desafio de uma perspectiva interdisciplinar às ciências, em especial, aquelas já afeiçoadas ao diálogo teórico e metodológico com outras áreas do saber.

PALAVRAS-CHAVE

Meio ambiente. Geografia. Interdisciplinaridade.


THE (DES) CENTRALITY OF ENVIRONMENTAL ISSUES: geographic analysis in globalized times with an interdisciplinary perspective

ABSTRACT

This article aims to provoke reflection on the treatment of environmental issues based on science, especially Geography, as an autonomous branch of knowledge in globalized times and a curricular component at schools, with an interdisciplinary perspective. Since the last quarter of the twentieth century, environmental issues have gained relevance in the international and national scenario, which ratifies the relevance of the debate which does not intend to close. Based on literary revision, instigations and reflections guided in the professional experience of the author and the exercise of interpretation of globalized times, it is believed that it is in the contradiction between socio-environmental problems of the present day and the limitation of positivist Cartesian science in pointing out ways to overcome them, Which establishes the challenge of an interdisciplinary perspective to the sciences, in particular, those already fond of the theoretical and methodological dialogue with other areas of knowledge.

KEYWORDS

Environment. Geography. Interdisciplinarity.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Biografia do Autor

João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Professor efetivo da rede profissional de educação tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba (IFPB). Coordenador do grupo de pesquisa Geografia e meio ambiente (GEOAMB / IFPB). Membro do grupo de pesquisa Sociedade e Natureza (NEXUS / UFPE). Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPB. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Associação em Rede de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Ciências Geográficas (DCG). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA / UFPE / DCG). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco (UPE, campus Mata Norte). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM / UPE-Mata Norte). Experiência em Geografia e em ensino/pesquisa/extensão em Geografia e Educação. Interesse em temas relacionados à relação Sociedade - Natureza, espaço urbano, planejamento e gestão socioambiental e ensino de Geografia. Já atuou em pesquisas de cunho estatístico e geográfico, exercendo atividades de supervisão e coordenação no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de possuir experiência em docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, cursos preparatórios para concursos e vestibulares e no magistério Nível Superior.

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Publicado

30/07/2018

Como Citar

Aragão, J. P. G. de V. (2018). A (DES)CENTRALIDADE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS: análise geográfica em tempos globalizados com perspectiva interdisciplinar. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(15), 149–174. https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.464

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