NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS E A CONEXÃO ENTRE MAPA E EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.485Resumo
A maioria dos mapas que frequentam a sala de aula são produções que, historicamente, constituem-se de conhecimentos de uma geografia factual e de extensão que compromete a construção de conceitos geográficos e de posturas frente ao mundo e à realidade. Movimentos que permitem o estabelecimento de diálogos entre a cartografia e outras áreas do conhecimento (como a educação, sociologia, antropologia e artes) têm apresentado múltiplas possibilidades de ensino e aprendizagem por meio da ressemantização de categorias que podem trazer um universo complexo de identidades apoiadas em formas espaciais expressivas e organizativas específicas. Além de debater tais questões e narrativas da cartografia escolar e educação geográfica, o texto apresenta pistas encontradas em três movimentos de mapeamento, destacando suas relações com a experiência e seu papel no vínculo com os espaços e com o que há neles.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia escolar. Narrativa cartográfica. Mapa. Experiência.
CARTOGRAPHIC NARRATIVES AND THE CONNECTION BETWEEN MAPS AND EXPERIENCES
ABSTRACT
Most of the maps that go to the classroom are productions that, historically, constitute of knowledge of a geography factual and of extension that compromises the construction of geographical concepts and of postures before the world and the reality. Movements that allow the establishment of dialogues between cartography and other areas of knowledge (such as education, sociology, anthropology and the arts) have presented multiple possibilities of teaching and learning through the resemantization of categories that can bring a complex universe of identities supported in expressive spatial and organizational forms. In addition to discussing such issues and narratives of school cartography and geographic education, the text presents clues found in three mapping movements, highlighting their relationship with experience and their role in linking with spaces and what is in them.
KEYWORDS
School geography. Cartographic narrative. Map. Experience.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).