NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS E A CONEXÃO ENTRE MAPA E EXPERIÊNCIA

Autores

  • Amanda Regina Gonçalves UFTM

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.485

Resumo

A maioria dos mapas que frequentam a sala de aula são produções que, historicamente, constituem-se de conhecimentos de uma geografia factual e de extensão que compromete a construção de conceitos geográficos e de posturas frente ao mundo e à realidade. Movimentos que permitem o estabelecimento de diálogos entre a cartografia e outras áreas do conhecimento (como a educação, sociologia, antropologia e artes) têm apresentado múltiplas possibilidades de ensino e aprendizagem por meio da ressemantização de categorias que podem trazer um universo complexo de identidades apoiadas em formas espaciais expressivas e organizativas específicas. Além de debater tais questões e narrativas da cartografia escolar e educação geográfica, o texto apresenta pistas encontradas em três movimentos de mapeamento, destacando suas relações com a experiência e seu papel no vínculo com os espaços e com o que há neles.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia escolar. Narrativa cartográfica. Mapa. Experiência. 


CARTOGRAPHIC NARRATIVES AND THE CONNECTION BETWEEN MAPS AND EXPERIENCES

ABSTRACT

Most of the maps that go to the classroom are productions that, historically, constitute of knowledge of a geography factual and of extension that compromises the construction of geographical concepts and of postures before the world and the reality. Movements that allow the establishment of dialogues between cartography and other areas of knowledge (such as education, sociology, anthropology and the arts) have presented multiple possibilities of teaching and learning through the resemantization of categories that can bring a complex universe of identities supported in expressive spatial and organizational forms. In addition to discussing such issues and narratives of school cartography and geographic education, the text presents clues found in three mapping movements, highlighting their relationship with experience and their role in linking with spaces and what is in them.

KEYWORDS

School geography. Cartographic narrative. Map. Experience. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14/08/2017

Como Citar

Gonçalves, A. R. (2017). NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS E A CONEXÃO ENTRE MAPA E EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(13), 51–66. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.485