A GEOGRAFIA DO ESPAÇO VIVIDO: a experimentação das categorias geográficas no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.508Palavras-chave:
Geografia Escolar, Categorias Geográficas, Experimentação de Ensino e Metodologias.Resumo
A Geografia se ocupa da análise e compreensão do espaço geográfico, nessa discussão as categorias geográficas Paisagem, Lugar, Território e Região são consideradas, visto que se evidenciam na relação espacial. Dessa forma foi elaborada uma metodologia pedagógica para a compreensão do espaço geográfico por meio de suas categorias, aplicada no Colégio Universitário, localizado no município de São Luís, no Campus da Universidade Federal do Maranhão. O objetivo da atividade foi uma intervenção pedagógica que auxiliasse alunos de uma turma do 3º do Ensino Médio do colégio de aplicação a entenderem as categorias geográficas, sua presença e relações no espaço geográfico a partir da valorização do espaço vivido pelos alunos e graduandos, usando na metodologia e aplicação da intervenção de discussões teóricas aplicação de questionários e do trabalho com fotografias, músicas, vídeo, laboratório com programa de mapeamento geográfico que permite amplitude da análise espacial e da realização de aula de campo em quatro pontos do município de São Luís, totalizando cinco etapas metodológicas levando os alunos a analisarem criticamente o espaço geográfico e suas categorias, resultando em válidas atividades didáticas no que tange a compreensão do espaço geográfico e suas categorias.
Palavras-chave
Geografia escolar, Categorias geográficas, Experimentação de ensino e metodologias.
THE GEOGRAPHY OF LIVING SPACE: the experimentation of geographical categories in the High School Universty of the University Federal of Maranhão
Abstract
The geography that is concerned with the analysis and understanding of the geographic space, in this discussion the geographical categories Landscape, Place, Territory and Region must be considered, once which are evidenced in the spatial relationship. In this way a pedagogical methodology was developed for the understanding of the geographical space through its categories, applied in the High School University, located in the municipality of São Luís, in Campus da University Federal of Maranhão. The objective of the activity was a pedagogical intervention that would help students of a 3rd grade high school group of the application college to understand the geographic categories, their presence and relations in the geographic space based on the appreciation of the space lived by students and undergraduates, using in the methodology and application of the intervention of theoretical discussions, application of questionnaires and the work with photographs, music, video, laboratory with geographic mapping program that allows amplitude of the spatial analysis and the accomplishment of field class in four points of the municipality of São Luís, totaling in five methodological steps causing the students to critically analyze the geographic space and its categories, resulting in valid didactic activities in reference of the understanding of geographic space and yours categories.
Keywords
School geography, Geographic categories, Teaching experimentation and methodologies.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).