O PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE:

percepções de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Itapuranga

Autores

  • Lorena Francisco de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Larissa Brenda Lemes Silva

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.786

Resumo

Este artigo tem a intenção de discutir a construção da identidade profissional docente em Geografia, a partir de uma análise do projeto de formação de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Unidade Universitária (UnU) de Itapuranga, elaborado em 2015 e atualmente vigente. A formação de professores em Geografia é um importante elemento para a construção de uma identidade profissional atenta a uma visão integrada entre a teoria e a prática e os conhecimentos acadêmicos e os escolares. A pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico sobre o contexto teórico que envolve a formação docente em Geografia, de uma análise documental por meio da leitura e análise do Projeto Político do Curso de Geografia e a realização de entrevistas com docentes do curso, apontando suas percepções sobre a identidade profissional do professor de Geografia e sobre o projeto de formação de professores do curso em que lecionam. Ao abordarmos uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, observamos as intenções do curso de Geografia da referida universidade no que se refere à formação de profissionais docentes, a partir da organização da estrutura curricular e as percepções e práticas dos docentes do curso sobre o perfil dos profissionais que pretendem formar.

PALAVRAS-CHAVE

Formação de professores de Geografia, Identidade docente, Projeto Pedagógico de Curso.

 

LE PROJET DE FORMATION DES PROFESSEURS DE GÉOGRAPHIE ET LA CONSTRUCTION DE L’IDENTITÉ PROFESSIONNELLE DU PROFESSEUR: des perceptions des professeurs du cours de Géographie dans L’Université D’État de Goiás/Itapuranga

RÉSUMÉ

Cet article a l’intention de discuter la construction de l’identité professionnel des professeurs de Géographie d’une analyse du projet de formation des professeurs du cours de Géographie de l’Université De l’État de Goiás/Unité Universitaire de Itapuranga, élaboré en 2015 et encore courant. La formation des professeurs de Géographie est un important élément pour la construction d’une identité professionnel attentive à une vision intégrée entre la théorie et la pratique et les connaissances académiques et les écoliers. La recherche a été réalisée d’une enquête bibliographique sur le contexte théorique qu’enveloppe la formation des professeurs de Géographie, d’une analyse des documents avec la lecture du Projet Politique du Cours de Géographie et la réalisation des entrevues avec les professeurs du cours, pointant leurs perceptions sur l’identité professionnel du professeur de Géographie et sur le projet de formation des professeurs du cours qui enseigne. Quand on approche l’analyse du Projet Pédagogique du Cours de Géographie, orienté par les Diretrizes Curriculares Nacionais pour la formation des professeurs, on regard les intentions du cours de Géographie de cette université en ce qui concerne à formation des professeurs professionnels, de l’organisation de la structure du programme et les perceptions et des pratiques des professeurs du cours sur le profil des professionnels qu’ils ont l’intention de former.

MOTS-CLÉ

Formation des professeurs de Géographie, Identité des professeurs, Projet Pédagogique du Cours.

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Publicado

31/12/2020

Como Citar

Francisco de Souza, L., & Brenda Lemes Silva, L. (2020). O PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE:: percepções de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Itapuranga. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 102–123. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.786