PARA COMPOR ESTRATÉGIAS CARTOGRÁFICAS PÓS-REPRESENTACIONAIS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.796

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar uma interpretação de produções teóricas brasileiras, pertinentes a temática cartográfica voltada para a Educação Geográfica. Olhares que convergem para estratégias pós-representacionais, ou seja, que compreendem o mapa como espaço de ação política que se abre para múltiplas espacialidades. A metodologia utilizada para a realização deste artigo é a revisão bibliográfica, onde evidenciamos os mecanismos de buscas e filtros do Google Acadêmico e Portal de Periódicos CAPES que nos conduziram a determinados referenciais. Quanto aos resultados e discussões que se apresentam a partir desta revisão, evidenciam-se três perspectivas que envolvem a noção de cartografia, que são: a cartografia com base na filosofia de Deleuze e Guattari, a Cartografia Geográfica que trabalha com a subversão da linguagem cartográfica e a Nova Cartografia Social que se manifesta no cenário dos conflitos territoriais. A partir da nossa interpretação, considera-se a necessidade de investigação e inclusão de tais cartografias nos processos educativos formais dos profissionais da área de Geografia, assim como, compreender como tais práticas influenciam a construção de um entendimento sobre o espaço.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Geográfica, Cartografia pós-representacional, Rizoma, Cartografia Geográfica, Cartografia Social.

 

TO COMPOSE POST-REPRESENTATIONAL CARTOGRAPHIC STRATEGIES IN GEOGRAPHICAL EDUCATION

ABSTRACT

The purpose of this article is to present an interpretation of Brazilian theoretical productions relevant for Geographical Education that converge for post-representational strategys cartographic, in other words, that understand the map as a space of political action that opens to multiple spatialitys. A methodology used is bibliographical review, where it is evidenced the search mechanisms and the filters of Google Scholar and CAPES's Portal of Periodical that led us to certain references. These are the Cartography based on the philosophy of Deleuze and Guattari; Geographical Cartography that works with a subversion of the cartographic language; and the New Social Cartography connected of the territorial conflicts. Based on our interpretation, we consider the need to research and include such cartographies in the educational of professionals in the area of Geography, and understand how this practical can influence the construction of space.


KEYWORDS

Geographic education, Post-representational cartography, Rhizome, Geographic Cartography, Social Cartography.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Prates Macedo

É Mestre em Geografia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas - PPGeo/UFPel e possuí Graduação em Geografia Licenciatura (2016) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase para Educação Geográfica, Cartografias Sociais, Educação Ambiental com comunidades costeiras e turistas, territórios protegidos (UC's), conservação e manejo de Tartarugas Marinhas.

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação - Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e suborbitais (2001), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2017). É professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Faz parte do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, orientando pesquisa na área de concentração "Ensino de Geografia". É membro do Grupo de Estudos Espaços Sociais e Formação Inicial e Continuada de Professores (GESFOP). Atualmente, coordena os cursos de Licenciatura e Bacharelado em geografia/UFPel. Tem experiência na área de Cartografia, Cartografia escolar, Educação de Jovens e Adultos, Educação ambiental, Manejo integrado de bacias hidrográficas.

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

Prates Macedo, D., & Lurdes Spironello, R. (2020). PARA COMPOR ESTRATÉGIAS CARTOGRÁFICAS PÓS-REPRESENTACIONAIS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 241–257. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.796