PENSAMENTO ESPACIAL E PENSAMENTO GEOGRÁFICO:
da formação de conceitos à prática social geográfica
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.823Resumo
Este artigo tem como centralidade a discussão do ensino de Geografia e da função ou prática social que daí se objetiva. Destarte, exploramos que tal prática social resulta de um processo de ensino-aprendizagem que tem o pensamento espacial e o pensamento geográfico como entes distintos mas interligados. Asseguradas as distinções entre ambos, tomamos a ordem constitutiva desses pensamentos como uma associação elementar entre o desenvolvimento intelectual e a prática social geográfica. Com base na psicologia histórico-cultural e na dialética materialista-histórica, exploramos como a leitura geográfica guarda na formação conceitual sobre as espacialidades a ensinagem de sua identidade científica, assim como a possibilidade de transformação da realidade analisada por parte dos sujeitos-alunos.
PALAVRAS-CHAVE
Pensamento espacial, Pensamento geográfico, Espacialidade, Formação de conceitos, Ensino de geografia.
SPATIAL THINKING AND GEOGRAPHICAL THINKING: from concept learning to geographical social practice
ABSTRACT
This paper argues about Geography teaching and the perspective of a social practice or social purpose related to it. Thus, such practice is explored as stemming from a teaching process in which spatial thinking and geographical thinking are conceived as distinct but intertwined entities. Therefore, the constitutive order of these thoughts is comprehended by the relation between intelectual development and the geographical-social practice. Based on cultural-historical psychology and dialectical and historical materialism, we ensue to explore how the geographical analysis observes in concept learning of spatiality its own scientific identity just as the possibility of transformation of analyzed reality by the schooler-subjects.
KEYWORDS
Spatial thinking, Geographical thinking, Spatiality, Concept learning, Geography teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).