POR UMA GEOGRAFIA VIVENCIADA:

importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia

Autores

  • Israel Rodrigues Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Amaro Gomes de Alencar Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Gadelha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.824

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia. A história dos cursos de formação de professores, junto com as bases legais que regem o currículo e o sistema de ensino superior demonstra a existência de uma relação integrada entre os momentos de campo e o processo de formação de geógrafos que atuarão em sala de aula. A identificação desta relação propicia um caminho de construção da sistematização das práticas de campo para que seja gerada uma concepção fundamentada teórico-metodologicamente. Os momentos de constituição das práticas de campo, planejamento, execução e avaliação integram os processos de aula e trabalho. A compreensão é gerada a partir do entendimento do sistema de relações estabelecido. O campo oferece na formação de professores de Geografia dinamicidade, integração universidade- sociedade e riqueza no ensino e aprendizagem através dos momentos do desvendar-mundo pela ótica da ciência geográfica.

PALAVRAS-CHAVE

Formação de professores, Práticas de campo, Método de pesquisa em Geografia, Ensino de Geografia.

 

FOR A GEOGRAPHY EXPERIENCED: the importance of field practices in the training of professors of Geography

This text aims to present a conception of field practices and their role in the training of professors of Geography. The history of professors training courses, along with the legal bases governing the curriculum and the higher education system demonstrates the existence of an integrated relationship between the moments of field and the process of training geographers who will act in the classroom. The identification of this relationship provides a way to build the systematization of field practices, so that a theorical and methodologically based conception can be generated. The moments of constitution of the field practices, planning, execution and evaluation integrate the processes of class and work. The understanding is generated from the understanding of the system of relationships established. The field offers in the training of professors of Geography dynamics, integration university-society and richness in teaching and learning through the moments of the unravel- world from the perspective of geographical science.

KEYWORDS

Training of professors, Field practices, Method research in Geography, Geography teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Rodrigues Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Estudante do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Francisco Amaro Gomes de Alencar, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de P´ós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Daniel Gadelha de Oliveira

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Fderal do Ceará (PRODEMA-UFC).

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

Rodrigues Bezerra, I., Gomes de Alencar, F. A., & Gadelha de Oliveira, D. (2020). POR UMA GEOGRAFIA VIVENCIADA:: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 337–356. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.824