A DISPUTA DE UMA GEOGRAFIA POLÍTICA NO LIVRO DIDÁTICO:

Geografias maiores e Geografias menores

Autores

  • Ludmila Losada da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivaine Maria Tonini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.876

Resumo

Este artigo versa sobre os atravessamentos políticos no livro didático e a manifestação deles por meio dos conteúdos da Geografia Política. Mais do que uma estratégia estatal, a política educacional – como o Programa Nacional do Livro Didático- é uma regulamentação na esteira de uma racionalidade adotada pelos governos. Os livros didáticos são o lócus para analisar os atravessamentos entre Política e ciência geográfica. Para tanto, esse artigo foi elaborado por meio da análise de duas coleções didáticas: Geografia Geral e do Brasil e Fronteiras da Globalização. A metodologia escolhida foi aquela que coloca em suspenso a informação para estabelecer interrogações sobre o que já está sendo dito. Com este método de análise, depreendemos duas formas distintas de manifestação da relação entre a Política e a Geografia no campo da Geografia Escolar: a Geografia Maior - pensada para e pelo Estado; e as Geografias Menores - manifestam-se pela abordagem de uma outra Geografia Política, pautada em diferentes escalas, permitindo contatos e análises para além do Estado. Conclui-se deste estudo que não há como conceber a ciência geográfica e a Geografia Escolar desconectadas da dimensão política, e que o livro didático é um lugar de disputa de racionalidades e de geografias. Encontramos nas análises elementos de cada uma dessas geografias. E percebemos a potencialidades das Geografias Menores em fomentar no aluno sua atuação na transformação do espaço geográfico.

PALAVRAS-CHAVE

Livro didático, Geografia política escolar, Geografias maior e menor.

 

A POLITICAL GEOGRAPHY DISPUTE IN THE TEXTBOOK: major Geographiesandminor Geographies

ABSTRACT

This article discuss the political crossings in the textbook (LD) and their manifestation through the contents of Political Geography. More than a state strategy, educational policy - like the National Textbook Program - is a regulation in the wake of a rationality path embraced by the governments. The textbooks are the locus for analyzing the crossings between politics and geographic science. Therefore, this article was prepared by analyzing two collections of LD, General and Brazilian Geography and Frontiers of Globalization. The methodology chosen was which puts the information on hold to establish questions about what is already being said. From this analysis, we deduce two different ways of manifesting the relationship between Politics and Geography in the field of Geography in school: the Major Geography – which is thought for and by the State; and the Minor Geographies, manifested by the approach of another Political Geography, based on different scales that enable contacts and analysis apart from the State. It is concluded from this study that there is no possibility to conceive geographic science and school geography disconnected from the political dimension, and that LD is a place of dispute of rationalities and geographies. We found in the analyzed LD elements from each of these geographies. And we considering as possibility in Minor Geographies a way to encourage the student action in geographical space transformation.

KEYWORDS

Textbook, Political Geography in school, Major and minor Geographies.

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Biografia do Autor

Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos em Geografia e Educação. Doutora em Educação pela UFRGS.

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Publicado

31/12/2020

Como Citar

Losada da Fonseca, L., & Tonini, I. M. (2020). A DISPUTA DE UMA GEOGRAFIA POLÍTICA NO LIVRO DIDÁTICO:: Geografias maiores e Geografias menores. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 541–561. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.876