ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE:
perspectivas de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir do caso da TKCSA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.877Resumo
O presente artigo busca propor – com base no estudo de caso dos impactos socioambientais e de saúde associados à instalação e operação da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro – caminhos teórico-metodológicos para subsidiar um processo de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir de uma abordagem geográfica. À luz do conceito de politecnia e do conceito ampliado de saúde, o trabalho aponta para uma possível aproximação entre a perspectiva de ensino politécnico e a pedagogia de projetos na constituição de um percurso de ensino-aprendizagem capaz de subsidiar a formação de profissionais de saúde de nível médio em um horizonte político de superação da dualidade educacional e da fragmentação do conhecimento.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Educação profissional em Saúde, Dualidade educacional, Ensino politécnico, Projetos de trabalho
Professional training in health integrated with the discipline of Geography: teaching-learning perspectives with an integrative approach based on the case of TKCSA
Abstract
This article seeks to propose – based on the case study of the socio-environmental and health impacts associated with the installation and operation of ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), located at Santa Cruz neighborhood, in Rio de Janeiro’s West Zone – theoretical-methodological paths to support a teaching-learning process with an integrative approach based on a geographical viewpoint. In the light of the concept of polytechnic and the expanded concept of health, this work points to a possible approximation between the polytechnic education perspective and project-based pedagogy aiming a formative path capable of supporting the training of mid-level health professionals and having, as a political horizon, the overcome of educational duality and knowledge fragmentation.
Keywords
Geography teaching, Professional Health Education, Educational duality, Polytechnic education, Work projects
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