CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE UMA CARREIRA:

venci...? venci...!

Autores

  • Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos SEDUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.912

Resumo

O texto narra a trajetória de minha caminhada de trinta anos no magistério, iniciada em 1985, ao iniciar a carreira como professora alfabetizadora por nove anos, quando em 1994 passei a atuar também no ensino fundamental II e no ensino médio. Em 2000 me efetivei em Geografia e História na Rede Estadual de São Paulo, deixando a alfabetização e seguindo com os adolescentes. Ainda em 1999 inicio a busca por aprofundamentos teórico- metodológicos, indo em direção às pesquisas acadêmicas, com especialização em lato sensu, depois o mestrado, a segunda especialização e por fim o doutorado, sempre me enveredando para literaturas e teóricos que me dessem sustentação para avançar nos conhecimentos acerca do ensino de geografia e cartografia escolar. Foram três décadas de buscas e estudos constantes. Pesquisar a partir de diferentes autores da área da educação, do ensino de Geografia e da Cartografia escolar, não tem preço para uma professora da escola pública que saiu do interior de São Paulo para a Universidade na capital atrás de pesquisadores que a adotassem para que pudesse avançar em sua práxis e saberes. Eis aí, a minha contribuição para o ensino de geografia e para a educação brasileira.

Palavras-chave

Trajetória docente, Formação continuada, Ensino de Geografia, Cartografia escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/07/2020

Como Citar

da Silva Faria Galvão dos Santos, F. A. . (2020). CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE UMA CARREIRA:: venci.? venci.!. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 105–124. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.912