REVISITANDO E REFLETINDO SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.916Resumo
Este artigo busca desenvolver a reflexão da produção acadêmica sobre a área de Educação Geográfica no Brasil. O texto apresenta questionamentos sobre esse campo de pesquisa, com intuito de provocar debates para futuras discussões entre os pesquisadores da Geografia e seu ensino. Para essa reflexão, organizo o texto em duas partes: na primeira, revisito as minhas pesquisas sobre o ensino, levantando alguns aspectos para reflexão posterior, partindo da Tese de Doutorado, intitulada: “Trajetória da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Geografia no Brasil – 1972-2000”, defendida em 2003, até o mais recente trabalho, realizado em 2017, intitulado: “Dez anos de Pesquisa Acadêmica em Educação Geográfica no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba – 2007-2017”. Na segunda parte, dedico-me aos questionamentos sobre os avanços dessa área de pesquisa, fazendo-os por meio de provocações para pensar o ensino, suas relações no interior da Geografia e suas especificidades com a Educação. Em geral, esta reflexão sinaliza a necessidade de pensar em estratégias de articulação entre as pesquisas realizadas na Educação Geográfica com as áreas específicas da Geografia.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Pesquisa Acadêmica, Produção Científica, Pós-graduação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).