O ESTUDO DAS ÁGUAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM FACE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL

Autores

  • Anny Catarina Nobre de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.934

Resumo

A água, enquanto elemento e bem natural, possui papel relevante como agente do espaço geográfico. Neste sentido, considerando os objetivos da Geografia na educação escolar, julga-se que a compreensão e análise de questões socioambientais que envolvem a água são fundamentais para construção do raciocínio geográfico. Perante esse contexto, este artigo versa sobre o estudo das águas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), diante o campo de investigação da ciência geográfica, tendo por objetivo analisar a abordagem dada ao tema da água na BNCC em Geografia – anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – e as possíveis repercussões à formação inicial de professores de Geografia no Brasil. Por meio de revisão de literatura e análise documental verificou-se o enfoque interdisciplinar da BNCC a partir dos objetos do conhecimento, direcionando de forma efêmera a perspectiva hidrogeográfica no componente escolar de Geografia. Diante dessa premissa, entende-se que os cursos de licenciatura em Geografia precisam adaptar de forma inter e transdisciplinar, os conteúdos relativos ao estudo das águas, a fim de potencializar a compreensão geográfica do profissional em formação para aplicação na educação básica.

PALAVRAS-CHAVE

Educação geográfica, Hidrografia, Formação docente, Interdisciplinar.

 

THE STUDY OF WATERS IN THE TRAINING OF GEOGRAPHY TEACHERS BEFORE THE COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE IN BRAZIL

ABSTRACT

Water as an element and a natural resource has a relevant role as an agent of geographic space. Thus, considering the objectives of Geography in school education, it is believed that the understanding and analysis of socio-environmental issues that involve water are fundamental for the construction of geographic reasoning. Before this context, this paper deals with the study of water in the National Common Curricular Base (BNCC), in the field of geographic science research, aiming to analyze the approach given to the theme of water in BNCC in Geography - final years of Teaching Elementary and High School - and the possible repercussions for the formation of Geography teachers in Brazil. Through literature review and documentary analysis, the interdisciplinary approach of BNCC was verified from the objects of knowledge, directing the hydrogeographic perspective in the school discipline of Geography in an ephemeral way. From this premise, it is understood that undergraduate courses in Geography need to adapt in an interdisciplinary and transdisciplinary way, the contents related to the study of waters, in order to enhance the geographical understanding of the professional in training for application in basic education.

KEYWORDS

Geographic education, Hydrography, Teacher training, Interdisciplinary.

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Biografia do Autor

Anny Catarina Nobre de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licencianda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Membra do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR), do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (NEGECART) e do Grupo de Estudos Análise Geoambiental e Estudos Integrados da Paisagem (GEAGEIP).

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Avançado Pau dos Ferros/ Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAPF/UERN), e membro do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (Negecart) e do Grupo de Pesquisa Espaço, Ensino e Ciências Humanas (GEPEECH).

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Publicado

31/12/2020

Como Citar

Catarina Nobre de Souza, A., & Tacyana Felix Carvalho, A. (2020). O ESTUDO DAS ÁGUAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM FACE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 435–454. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.934