LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO:
aula de Geografia através dos desenhos animados
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.943Resumo
Nossa comunicação é rica em imagens, sejam estáticas ou animadas. Considerá-las na prática docente é relevante a aprendizagem. Assim, os Desenhos Animados podem servir de aporte rico para uma linguagem lúdica nas aulas de Geografia. O presente estudo é uma síntese do trabalho de conclusão de curso apresentado na Especialização em Fundamentos da Educação, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Foram utilizados Clássicos da Disney e As Espiãs como recurso didático nas aulas de Geografia em uma turma de 2o ano do Ensino Médio, não apenas como forma de ilustrar, mas também de dinamizar o conteúdo estudado - Sistemas Econômicos -, levantando debates e realizando atividades, para o desenvolvimento do senso crítico diante das imagens. Além de fornecer uma ferramenta lúdica ao Ensino Médio, tal estudo aponta a relevância do professor mediador no desenvolvimento do pensamento crítico, para que o aluno se torne um protagonista de suas vivências e cidadão participativo.
PALAVRAS-CHAVE
Recurso didático, Ensino de Geografia, Animações.
LUDICITY IN HIGH SCHOOL: Geography lesson through animated drawigs
ABSTRACT
Our communication is rich in images, whether static or animated. Considering them in teaching practice is relevant to learning. Thus, Cartoons can serve as a rich contribution to a playful language in Geography classes. The present study is a synthesis of the course conclusion work presented in the Specialization in Fundamentals of Education, of the State University of Paraíba-UEPB. Disney Classics and The Spies were used as a teaching resource in Geography classes in a 2nd degree of High School, not only as a way to illustrate, but also to streamline the content studied - Economic Systems -, raising debates and carrying out activities, for the development of critical sense from images. In addition to providing a recreational tool for high school, this study points out the relevance of the mediating teacher in the development of critical thinking, so that the student becomes a protagonist of his experiences and a participative citizen.
KEYWORDS
Didactic resource, Geography teaching, Animations.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).