AS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA E A CATEGORIA ESPACIAL DE PAISAGEM:

apontamentos a partir de um Estado da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.989

Resumo

Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de paisagem, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on-line possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito da paisagem. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes à paisagem, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o Qualis Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.

Palavras-chave

Paisagem, Pesquisa, Estado da Arte, Ensino de Geografia, Epistemologia.

 

RESEARCH IN TEACHING GEOGRAPHY AND THE SPACE CATEGORY LANDSCAPE: notes from a literature review

This paper presents a literature review about on teaching Geography from the analysis of articles about landscape published in national journals, considering the entire historical series until 2016, that is available online. The objective is to investigate, from the publication of articles in national journals online, the entire historical series, allowing to infer about the perspectives and trends of research on place. We found 1,458 articles on this theme, 35 of which refer to the landscape, in 187 journals evaluated in the Geography area, considering the Qualis Periodicals quadrennium 2013-2016. The results were discussed in two moments, the first from a quantitative profile and the second as a qualitative treatment, using Bardin's Content Analysis method (1977). Research on the State of the Art has critical and reflective character that assist in the development of new research demands, concepts and paradigms.

Keywords

Landscape, Research, Literature review, Teaching Geography, Epistemology.

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Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e em Multiculturalismo (Gepegeom) - CNPQ, Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; formação inicial de professores de geografia; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem.

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Publicado

30/11/2021

Como Citar

Fonseca, R. L. (2021). AS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA E A CATEGORIA ESPACIAL DE PAISAGEM:: apontamentos a partir de um Estado da Arte. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–30. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.989