A NOÇÃO DE AMAZÔNIA E A CATEGORIA DE REGIÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
das representações sociais dos alunos à construção de sua identidade
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.994Resumo
Apresento a prática em sala de aula – com desenhos e pequenos textos – da disciplina de Geografia elaborada por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de escola pública da cidade de Belém/Pará. Como resultado, obtive-se algumas representações sociais destes alunos sobre a região amazônica, muitas vezes balizada pelo estereótipo de uma Amazônia vista exclusivamente enquanto floresta, sendo quase ausente a presença humana. Esse tipo de estudo contribui para que os alunos consigam preencher lacunas e desmistificar visões pré-concebidas, os fazendo refletirem o conhecimento sobre a região, incrementando seu processo de ensino-aprendizagem geográfico.
Palavras-chave
Amazônia, Geografia, Representações Sociais.
THE NOTION OF AMAZON AND THE CATEGORY OF REGION IN TEACHING GEOGRAPHY: the social representations of the students for the construction of their identity
Abstract
I present the practice in the classroom – with drawings and small texts – of the Geography subject prepared by students from the 7th year of elementary school in a public school in the city of Belém/Pará. As a result, some social representations of these students about the Amazon region were obtained, often marked by the stereotype of an Amazon seen exclusively as a forest, with the human presence being almost absent. This type of study helps students to fill gaps and demystify preconceived views, making them reflect their knowledge of the region, increasing their geographic teaching-learning process.
Keywords
Amazonia, Geography, Social representations.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).