v. 10 n. 19 (2020): Revista Brasileira de Educação em Geografia - Dossiê "Linguagens, Políticas e Trajetórias no ensino de Geografia"

					Visualizar v. 10 n. 19 (2020): Revista Brasileira de Educação em Geografia - Dossiê "Linguagens, Políticas e Trajetórias no ensino de Geografia"
Publicado: 24/07/2020

Editorial

Dossiê

  • ‘HABITO, MAS NÃO VIVO AQUI’: multiplicidades, linguagem e saber geográfico

    Ana Maria H. Preve
    05-22
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.908
  • MENINO É AZUL E ÁGUA NO MAPA TAMBÉM: cartografia, cores, convenções e cultura

    Jörn Seemann
    23-44
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.909
  • O CINEMA COMO DIFERENÇA NA LINGUAGEM DO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma cartografia provisória

    Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Gisele Girardi
    45-66
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.872
  • MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRODUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ESCOLAR

    Clayton Jose Budin
    67-90
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.910
  • ESCOLA, PARA QUE TE QUERO!? Distensões sobre os sentidos da educação pública e a ideia de manejo de contextos

    Daniel Luiz Stefenon, Cláudia do Carmo Rosa
    91-104
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.911
  • CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE UMA CARREIRA: venci...? venci...!

    Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.912
  • “SERÍAMOS A POLÍTICA QUE CRITICAMOS?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC

    Hugo Heleno Camilo Costa
    125-152
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.913
  • IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RECENTES PARA OS PROFESSORES E FORMADORES DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

    Manoel Martins de Santana Filho
    153-172
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.914
  • A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR: desdobramentos na formação docente

    Valéria de Oliveira Roque Ascenção
    173-197
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.915
  • REVISITANDO E REFLETINDO SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO BRASIL

    Antonio Carlos Pinheiro
    198-214
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.916
  • EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: trajetórias

    Helena Copetti Callai
    215-234
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.917
  • ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: vasculhando anotações...

    Antonio Carlos Castrogiovanni
    235-252
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.918
  • PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA: o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica como um lugar de referência em pesquisa

    Lana de Souza Cavalcanti, Míriam Aparecida Bueno
    253-270
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.919

Artigos

  • OUTRAS RAZÕES PARA ENTENDER A NECESSIDADE DE RENOVAR A GEOGRAFIA ESCOLAR

    José Armando Santiago Rivera
    271-293
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.921
  • O PAPEL DO PENSAMENTO ESPACIAL NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

    Sonia Maria Vanzella Castellar, Igor Rafael de Paula
    294-322
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.922
  • DOCENCIO, LOGO, EXISTO. CRENÇAS QUE MOVEM O PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES: que diferença podemos fazer em nossos alunos?

    Nestor André Kaercher, Marcos Bohrer
    323-344
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.743
  • As DIMENSÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

    Cristiane Maciel de Souza Andrade, Roselane Zordan Costella
    345-363
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.694
  • AS “LEITURAS DE MUNDO” DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um recorte sobre as produções científicas

    Ana Paula Batista Pina, Maria Lídia Bueno Fernandes
    364-380
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.696
  • A IMAGEM E SEUS APORTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DAS FUNÇÕES MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

    Mateus Marchesan Pires, Lana de Souza Cavalcanti
    381-402
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.749
  • CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: representações do espaço vivido no contexto indígena

    Geni Martins Mesquita, Eva Teixeira dos Santos
    402-423
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.657
  • TERRITÓRIO E RELAÇÕES DE TRABALHO: representações de alunos Terena da terra indígena de Nioaque/MS

    Francieli de Oliveira Meira, Flaviana Gasparotti Nunes
    424-444
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.715
  • A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula

    Raquel Almeida Mendes, Alex Ratts
    445-460
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.720
  • QUEM ESCREVE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA?

    Márcio Abondanza Vitiello
    461-474
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.703
  • O ENFOQUE METROPOLITANO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

    Ivandra Alves Ribeiro, Otacílio Lopes de Souza Paz
    478-503
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.725
  • OS TEMAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: um estudo de caso de Uraí/PR

    Michele Aparecida Costa, Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira
    504-524
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.751
  • O TRABALHO DE CAMPO EM BACIA HIDROGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS

    Mavistelma Teixeira Carvalho Borges, Adriana Olivia Alves
    525-547
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.723
  • TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA: produzindo conhecimentos sobre campesinato, cooperativismo e agroecologia

    Roberto Antonio Finatto, Fábio Luiz Zeneratti
    548-569
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.689
  • “UM PASSEIO DE BALÃO”: o estudo do espaço geográfico a partir da escrita de cartas

    Leonardo Pinto dos Santos, Eduardo Schiavone Cardoso
    570-591
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.678

Práticas Educativas

Resenhas