Representações espaciais da paisagem por meio da linguagem do desenho
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1086Keywords:
Ensino, Geografia, Paisagem, Espaço, DesenhoAbstract
Situando-se no domínio do visível. Constituindo uma importante categoria do espaço, em sala de aula, a paisagem deve ser investigada pelo aluno como uma possibilidade de conhecer efetivamente o espaço geográfico. Deste modo, a linguagem do desenho foi utilizada como metodologia de ensino-aprendizagem no estudo do conceito de paisagem, por alunos das turmas de 1º ano dos cursos de Administração e Agricultura integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Avançado Diamantino. Foram elaboradas 83 paisagens em momentos da atividade, que se desenvolveu anterior e posteriormente à construção do conceito de paisagem na perspectiva da Geografia. É importante salientar que os desenhos de paisagens são analisados neste trabalho a partir da compreensão de que o reflexo da realidade objetiva pela consciência se produz de maneira dinâmica, criativa e simultânea com a transformação imprimida no espaço concreto pelo exercício da atividade prática dos alunos. A linguagem do desenho consolida-se uma possibilidade de contribuir para que os alunos reconheçam as dinâmicas existentes no espaço geográfico, resgatando no processo os conhecimentos prévios e, nesse viés, contextualizar, problematizar e construir o conceito de paisagem geográfica.
Palavras-chave
Ensino, Geografia, Paisagem, Espaço, Desenho.
Spatial representations of the landscape through the language of drawing
Abstract
Thus, constituting an important category of space, in the classroom the landscape should be investigated by the student as a possibility to effectively know the geographical space. Thus, the design language was used as a teaching-learning methodology in the study of the concept of landscape, by students of the 1st year classes of the Administration and Agriculture courses integrated to the high school of the Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Avançado Diamantino. The landscapes were classified as: drawing of the initial concept of landscape; geographical landscape design; landscape transformation design. It is important to point out that landscape designs are analyzed in this work from the understanding that the reflection of objective reality by consciousness is produced in a dynamic, creative and simultaneous way with the transformation imprinted in the concrete space by the exercise of the practical activity of the students. The language of the design is consolidated a possibility of contributing to the students recognizing the existing dynamics in the geographic space, rescuing in the process the previous knowledge and, in this bias, contextualizing, problematizing and constructing the concept of geographical landscape.
Keywords
Teaching, Geography, Landscape, Space, Drawing.
Downloads
References
DIAS, E. F.; MAZETTO, F. A importância da paisagem na geografia. Sociedade e Território, v. 26, p. 92-106, 2014.
GOMES, H. Reflexões sobre teoria e crítica em Geografia. Goiânia: Centro Editorial e Gráfico da UFG, 1991.
MARTINS, D.; BIGOTTO, F.; VITIELLO, M. Geografia no cotidiano: ensino médio. Curitiba: Base Editorial, 2016.
MIRANDA, S. L. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de Geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. 2005. 169 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/104334. Acesso em: 15 set. 2019.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SAMBATI, L. C.; MALYSZ, S. T. Desenho: uma possibilidade de estudar a paisagem geográfica. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, UNESPAR/FECILCAM, I, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fecilcam_geo_artigo_leila_cristina_sambati.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.
SANTOS, C. O uso dos desenhos no ensino fundamental: imagens e conceitos. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2015.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. Disponível em: https://farofafilosofica.com/2018/01/21/milton-santos-12-livros-em-pdf-para-download/. Acesso em: 10 set. 2019.
______. Técnica Espaço Tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: EDUSP, 1994. Disponível em: https://farofafilosofica.com/2018/01/21/milton-santos-12-livros-em-pdf-para-download/. Acesso em: 10 set. 2019.
______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: http://files.leadt-ufal.webnode.com.br/200000026-4d5134e4ca/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).