Mapas mentais e StoryMaps:
aprendizagens de Geografias vividas
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1113Keywords:
Experiências, Narrativa, Geografia HumanistaAbstract
Este artigo tem como objetivo contribuir com novas práticas no ensino de Geografia. Exploramos, por meio de mapas mentais e StoryMaps os modos como alunos interpretam e representam lugares. Como suporte teórico-metodológico, recorremos à pesquisa com o cotidiano e à Geografia Humanista de base fenomenológica. A partir dessa união, concluímos que, quando as experiências de lugar são narradas pelos alunos elas contestam os conceitos científicos estáticos e pré-estabelecidos. Isto, pois, as narrativas dos alunos demonstram sentidos particulares, possibilitados pela experiência vivida cotidianamente.
Palavras-chave
Experiências, Narrativa, Geografia Humanista.
Mental Maps and StoryMaps: learning from Geographies lived
Abstract
This article aims to contribute to new practices in the teaching of Geography. We explore, through mind maps and StoryMaps, the ways in which students interpret and represent places. As theoretical-methodological support, we resorted to research with everyday life and phenomenologically-based Humanist Geography. From this union, we conclude that, when the experiences of place are narrated by the students, they contest the static and pre-established scientific concepts. This, because the students' narratives demonstrate particular meanings, made possible by the experience lived daily.
Keywords
Experiences, Narrative, Humanist Geography.
Downloads
References
ALVES, Nilda Guimarães. A narrativa como método na história do cotidiano escolar. In: I Congresso Brasileiro de História da Educação, 2000, Rio de Janeiro. Anais. I Congresso Brasileiro de História da Educação. Rio de Janeiro: SBHE, 2000. p. 10.
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
BERNARDES, Antonio. O dasein que somos no pesquisar em geografia. Geograficidade, v. 6, p. 30-49, 2016.
BUTTIMER, Anne. Lar, horizontes de alcance e o sentido de lugar. Geograficidade, v. 5, n. 1, p. 4-19, 2015.
DARDEL, Eric. O homem e a Terra: natureza da realidade geográfico. Tradução WERTHER HOLZER. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n98/a05v2898.pdf>. Acesso em: 10 de dezembro de 2020.
FERREIRA, Regina Célia Frigério. “Essa rua é a melhor do mundo...Vivências do lugar MUNDO-RUA foto - “grafado” por crianças. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
MARANDOLA JR., Eduardo. Lugar enquanto circunstancialidade. In: Eduardo Marandola Jr.; Werther Holzer; Lívia de Oliveira. (Org.). Qual o espaço do lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014, p. 227-247.
PÁDUA, Letícia Carolina Teixeira. A Geografia de Yi- Fu- Tuan: Essências e Permanências. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p.208. 2013.
RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
SEEMANN, Jörn. Mapas, mapeamentos e a cartografia da realidade. Revista Geografares. n.04. Vitória: EDUFES, p. 49-60, 2003.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino da Geografia do 1°grau. São Paulo, 1986. Tese (doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo.
TUAN, Yi-Fu. Lugar: uma perspectiva experiencial. Geograficidade, v. 8, n. 1, p. 4-15, 2018.
TUAN, Yi-Fu. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista. Geograficidade, v. 1, n. 1, p. 4-15, 2011.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo; Rio de Janeiro: Difel, 1980.
WRIGHT, John K. Terrae incognitae: o lugar da imaginação na geografia. Geograficidade, v. 4, n. 2, p. 4-18, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).