Pensar sobre o lugar com os anos iniciais
possibilidades a partir de fotografias em livros didáticos de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1213Keywords:
Fotografias, Livros didáticos, Anos iniciais, Conceito de lugarAbstract
This article aims to analyze the potential of photographic images present in geography textbooks for the early years of the elementary school to work on the concept of place, considering that, among others, this is one of the core concepts in school geographic education, especially in this first stage. For this purpose, four sets of photographs we analyzed photographs present in geography textbooks of the 1st and 2nd year of the Apis collection, approved in the National Book and Didactic Material Program (PNLD) of 2019 and which is used in municipal schools [omitted for evaluation] identifying limits and possibilities to work with this concept from them. Photographs that appeared in units and chapters whose objective were to work on the concept of place were selected. From this, we observe that the photographs appear as a way of illustrating the theme, confirming the written text and exemplifying what is being addressed about place, and that understanding of the place from them can be limited to its physical character, as a point to be located on the space and on the map. Therefore, it was identified the need to problematize these photographs present in the school context in order to promote discussions about the place, understanding them as creators of geographical thoughts and imaginations.
Downloads
References
CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, S. M. V. O estudo do lugar nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Terra Livre, São Paulo, ano 28, v. 1, n. 38, p. 79-98, 2012.
CAVALCANTI, L.S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia, C&A Alfa Comunicação, 2019.
DESIDÉRIO, R. T. Composições de fotoáfricas: experimentações na educação geográfica. Revista Giramundo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 7-18, 2018.
DESIDÉRIO, R.; TONINI, M. I. Fotografias de África: entre invenções e aventuras. Revista Para Onde!?, Porto Alegre, v. 9, n. 1,86-96, 2018.
HOLLMAN, V. Entre imposibilidades y deseos: la fotografía, un dispositivo para aprehender e imaginar lo espacial. Punto Sur, v. 2, p. 48-63, 2020.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução: Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MASSEY, D. A mente geográfica. Revista GEOgraphia, Niterói, v.19, n. 40, 36-40, 2017.
OLIVEIRA JUNIOR. W. M. Fotografias e conhecimentos do lugar onde se vive: notas sobre linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. [s.n.t]. Disponivel em: http://www.scribd.com/doc/24300221/Fotografias-e-Conhecimentos-Do-Lugar-Onde-Se-Vive. Acesso em: out. de 2021.
OLIVEIRA JR., W. M.; GIRARDI, G. Diferentes linguagens no ensino de Geografia. In: Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, XI, 2011. Goiânia. Anais... Goiânia, p. 1-9, 2011.
OLIVEIRA JR., W. M.; SOARES, E. S. Fotografias didáticas e Geografia escolar entre evidências e fabulações. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 02, p. 114-133, 2012.
OLIVEIRA JR., W. M. Fotografias, geografias e escola. Revista Signos Geográficos, Goiânia v. 1, 1-15, 2019.
SIMIELLI, M. E. Ápis Geografia (1° ano): Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2017a (Coleção Ápis).
SIMIELLI, M. E. Ápis Geografia (2º ano): Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2017b (Coleção Ápis).
TONINI, Ivaine Maria. Notas sobre imagens para ensinar geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 177-191, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).