ENSINO DE GEOGRAFIA COM APOIO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: uma experiência com estudantes de Pedagogia
Keywords:
Ensino de Geografia, Mobilização de saberes, Acervos bibliográficos.Abstract
Este texto apresenta discussões concernentes a uma vivência pedagógica experienciada na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia, no curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. A vivência foi pautada na articulação da teoria e da prática, focando a discussão nos aspectos geográficos e possibilidades de trabalho na sala de aula a partir de livros que compõem os acervos bibliográficos existentes nas escolas, oriundos de políticas públicas governamentais, de modo a contribuir com a produção de saberes nesse espaço tempo-formativo. Os dados foram constituídos com base nas exposições orais e registros avaliativos, sendo as apreciações agrupadas em um conjunto de três categorias, a saber: mobilização de saberes para a docência em geografia; acuidade na articulação teoria-prática; e possibilidade de pensar o futuro no presente. Avalia-se que o uso dos livros do domínio literário e a leitura dos artigos de fundamentação teórico-metodológica, propiciaram aos estudantes rever suas concepções de geografia e de ensino e aprendizagem. Além disso, destaca-se a necessidade de que o professor deve estar familiarizado com as políticas educacionais, conhecendo os materiais por elas produzidos, um saber considerado importante, sobretudo quando se avalia a natureza prospectiva da construção desses saberes.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Mobilização de saberes, Acervos bibliográficos.
ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA CON APOYO DE LOS ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS E LAS ESCUELAS PÚBLICAS: una experiencia con estudiantes de Pedagogía
Resumen
Este texto presenta discusiones concernientes a una vivencia pedagógica experimentada en el contexto de la disciplina Saberes y Metodologías de Enseñanza de Geografía, en el curso de Pedagogía del Centro de Educación de la Universidad Federal de Alagoas. La experiencia fue pautada en la articulación de la teoría y la práctica, centrándose la discusión en los aspectos geográficos y las posibilidades de trabajo en el aula de los libros que componen las colecciones de las bibliotecas existentes en las escuelas, que viene de las políticas públicas gubernamentales con el fin de contribuir a la producción del conocimiento en esta formación del espacio-tiempo. Los datos fueron constituidos en base a las exposiciones orales y registros evaluativos. Las apreciaciones fueron agrupadas en un conjunto de tres categorías, a saber: movilización de saberes necesarios en la docencia de la geografia, la agudeza analítica en la articulación teoría-práctica y posibilidad de pensar el futuro en el presente. Se evalúa que el uso de los libros de dominio literario y la lectura de los artículos de fundamentación teórica-metodológica propiciarán a los estudiantes rever sus concepciones de geografía y de enseñanza y aprendizaje. Además destaca la necesidad de que el profesor debe estar familiarizado con las políticas educacionales y ser conocedor de los materiales por ellas producidos, un saber considerado importante, sobre todo cuando se evalúa la naturaleza prospectiva de la construcción de esos saberes.
Palabras clave
Enseñanza de Geografía, Movilización de Saberes, Acervos bibliográficos.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).