O uso de tecnologias virtuais como estratégia para a inserção da educação ambiental no ensino de Geografia na Educação Básica

Autores/as

  • Vânia Karla Dantas Ricardo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • João Correia Saraiva Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1100

Palabras clave:

Educação ambiental, Tecnologias virtuais, Ensino e aprendizagem

Resumen

O presente trabalho discute a utilização das tecnologias virtuais como estratégia para analisar as reflexões sobre a Educação Ambiental (EA) no ensino de Geografia na Educação Básica, por meio do uso de recursos como o Google Forms e o VideoScribe. Para tanto, a investigação ocorreu durante o ano de 2020 na Escola Municipal Francisco Soares da Costa no município de Ipanguaçu/RN. Assim, foi utilizada a pesquisa exploratória e participante, vistas a investigar os caminhos e possibilidades da EA no Ensino Fundamental. Os resultados apontam que ainda há enfrentamentos, quanto à problematização de conteúdos na disciplina de Geografia que discutam a consolidação da EA, enquanto processo de formação dos indivíduos comprometidos com a conservação e a preservação dos recursos naturais.

Palavras-chave

Educação ambiental, Tecnologias virtuais, Ensino e aprendizagem.

 

The use of virtual technologies as strategy for the insertion of environmental education in the teaching of Geography in Basic Education

Abstract

This paper discusses the use of virtual technologies as a strategy to analyze reflections on Environmental Education (EE) in teaching Geography in Basic Education, through the use of technologies and software such as Google Forms and VideoScribe. Therefore, the investigation took place during 2020 at the Francisco Soares da Costa Municipal School in the municipality of Ipanguaçu/RN. Thus, we used exploratory and participatory research, aimed at investigating the paths and possibilities of EE in Elementary School. The results show that there are still confrontations regarding the problematization of contents in the Geography discipline that discusses the promotion of EE, as a process of training individuals committed to the conservation and preservation of natural resources.

Keywords

Environmental education, Virtual technologies, Teaching and learning.

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Publicado

2022-11-18

Cómo citar

Ricardo, V. K. D., & Saraiva Júnior, J. C. (2022). O uso de tecnologias virtuais como estratégia para a inserção da educação ambiental no ensino de Geografia na Educação Básica. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1100

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