O uso de tecnologias virtuais como estratégia para a inserção da educação ambiental no ensino de Geografia na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1100Palabras clave:
Educação ambiental, Tecnologias virtuais, Ensino e aprendizagemResumen
O presente trabalho discute a utilização das tecnologias virtuais como estratégia para analisar as reflexões sobre a Educação Ambiental (EA) no ensino de Geografia na Educação Básica, por meio do uso de recursos como o Google Forms e o VideoScribe. Para tanto, a investigação ocorreu durante o ano de 2020 na Escola Municipal Francisco Soares da Costa no município de Ipanguaçu/RN. Assim, foi utilizada a pesquisa exploratória e participante, vistas a investigar os caminhos e possibilidades da EA no Ensino Fundamental. Os resultados apontam que ainda há enfrentamentos, quanto à problematização de conteúdos na disciplina de Geografia que discutam a consolidação da EA, enquanto processo de formação dos indivíduos comprometidos com a conservação e a preservação dos recursos naturais.
Palavras-chave
Educação ambiental, Tecnologias virtuais, Ensino e aprendizagem.
The use of virtual technologies as strategy for the insertion of environmental education in the teaching of Geography in Basic Education
Abstract
This paper discusses the use of virtual technologies as a strategy to analyze reflections on Environmental Education (EE) in teaching Geography in Basic Education, through the use of technologies and software such as Google Forms and VideoScribe. Therefore, the investigation took place during 2020 at the Francisco Soares da Costa Municipal School in the municipality of Ipanguaçu/RN. Thus, we used exploratory and participatory research, aimed at investigating the paths and possibilities of EE in Elementary School. The results show that there are still confrontations regarding the problematization of contents in the Geography discipline that discusses the promotion of EE, as a process of training individuals committed to the conservation and preservation of natural resources.
Keywords
Environmental education, Virtual technologies, Teaching and learning.
Descargas
Citas
ALVES, Lynn. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju. v.8. n.3. p.348-365. Fluxo contínuo. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/download/9251/4047. Acesso em: 22 de abril de 2021.
BRANDÃO, Carlos Rodriguez; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa Participante: um momento da educação. rev. ed. popular, Uberlândia, v.6, p. 51-62. jan/dez. 2007. disponídia,em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988/10662. Acesso em: 17.01.2021.
BRASIL; Ministério da Educação (MEC); Conselho Nacional de Educação (CNE). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Disponível em: < Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br) >. Brasília: MEC. 2018. Acesso em: 3 julho de 2022.
BORTOLON, Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI. v. 5, n.1, p. 118-136, 1º Trimestre de 2014. Disponível em: www.univali.br/ricc. Acessado em 25 de julho de 2021.
COSTA, Ana Mônica Britto; LOPES JÚNIOR, Fábio Constantino; MARTINS, Maria Emanuelly Rodrigues; DANTAS, Henrique Roque; SILVA, Fernando Moreira. Susceptibilidade à degradação ambiental no município de Ipanguaçu/RN por geotecnologias. Congresso de Iniciação Científica do IFRN 2013. Rio Grande do Norte. Anais...Ipanguaçu : Editora: IFRN, 2013 p. 1-8. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/view/1003. Acessado em: 25 de julho de 2021.
FARIAS, José Vasconcelos de. As interfaces da Educação Ambiental e o Ensino de Geografia: percepção ambiental de educandos (as) e educador da Escola Coronel Serveliano de Farias Castro (EEEFM) no município de Caraúbas-PB. (Monografia) Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Sumé – PB, 2019.
FREI, Fernando. A utilização de formulários google para avaliação continuada: aplicações no ensino de estatística para cursos universitários. Revista Tecnologias na Educação - Ano 9 - número/vol.23-dezembro, 2017. 15p. Disponível em: tecnologiasnaeducacao.pro.br -tecedu.pro.br. Acessado em: 25 de julho de 2021.
Formulário Google: https://forms.gle/MAy539CVXNm633rf7. Criada no dia 05 de novembro de 2020.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev. 2006.
MEDINA, Naná Mininni. A formação dos professore em educação ambiental. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2001. pp. 17-24.
MENDES, Mariane Cristina; OLIVEIRA, Silmara Sartoreto de. Ensino Remoto em tempos de pandemia: o perfil e as demandas educacionais e sociais dos professores. Congresso Nacional de Educação, 7., Maceió. Anais... Maceió: Editora Realize, 2020. P. 1-9. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID5537_01092020140707.pdf. Acessado em: 25 de julho de 2021.
MOTA, Janine da Silva. Utilização do Google Forms na pesquisa Acadêmica. Revista Humanidade e Inovação. v.6, n.12, 2019. 10p. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106/1117. Acesso em: 22 de abril de 2021.
OLIVEIRA, Lucas; NEIMAN, Zysman. Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise do Processo de Elaboração e Aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental. Revbea, São Paulo, V. 15, Nº 3: 36-52, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10474/7735. Acessado em: 22 de maio de 2021.
OLIVEIRA, Washington Candido de. A contribuição da Geografia para a Educação Ambiental: As Relações Entre a Sociedade e a Natureza no Distrito Federal. 120p. Dissertação (Pós-Graduação de Geografia) Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Emani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REGO, Natasha Almeida de Moraes; ROCHA, Tereza Amelia Lopes Cizenando Guedes; REIS, Leci Martins Menezes. Avaliação da sustentabilidade do município de Ipanguaçu-RN sob a ótica do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDSM). Colóquio – Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara/RS - v. 14, n. 2, jul./dez. 2017. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/download/716/549. Acessado em: 22 de maio de 2021.
RIBEIRO, Roberto Souza. Geografia e Imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9° ano do Ensino Fundamental de Geografia. (Dissertação de Mestrado). Programas de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Florianópolis, SC, 2013. 129 p.
SANTOS, Elizabeth da Conceição. A PROPACC como método de formação de recursos humanos em Educação Ambiental. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2001. 149 p.
SANTOS, Benedito Souza dos. A Inserção da Educação Ambiental na Grade Curricular das Instituições de Ensino Superior de Licenciatura no Município de Ilhéus – Bahia. (Mestrado) Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Instituto de Pesquisas Ecológicas Serra Grande – BA, 2007.
SILVA, Arinaldo Sales. Árvore da vida, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zp7_yxappsw&ab_channel=vaniakarla. Acessado em: 5 de novembro de 2020.
SILVA FILHO, Raimundo Inácio da. Aspectos Fisiográficos do vale do Açu (RN). Revista GeoInterações, Assú, v.4, n.1, p.2-28, jan. /jun. 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RGI/article/download/2179/1977/#:~:text=Valle%20de%20A%C3%A7u%2FRN.&text=A%20microrregi%C3%A3o%20geogr%C3%A1fica%20do%20Vale,de%20garantir%20a%20sua%20sobreviv%C3%AAncia. Acessado em: 22 de junho de 2021. SILVA FILHO, Raimundo Inácio da; FRUTUOSO, Gilciane Kariny da Costa. A derrubada das carnaubeiras no Vale do Açu/RN. Revista do CERES, v. 1, n. 2, p. 49-53, 11, 2015.
SILVA, Deise Kinsk Reis; COSTA, Lorena Andrade; PEREIRA, Erika Abreu; ARRUDA, Durcelina Pimenta. O uso do software VideoScribe para a elaboração de recursos educacionais. Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 5., 2019. Belo Horizonte. Anais... Minas Gerais: Editora: Sistema Online de acompanhamento de Congressos. Belo Horizonte-, 2019. P. 1-13.
XAVIER, Poliana Severino. Ensino de Geografia e Formação de Professores: Saberes e Práticas Docentes no Município de Lambari D’Oeste-MT. 2020. 133 folhas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).