Trajetórias de vida e a formação do professor de Geografia
olhares autobiográficos
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1423Palabras clave:
Autobiografia, Formação de Professores, História de vidaResumen
A formação de professores de Geografia é um processo complexo que envolve múltiplos aspectos e se constitui em um processo contínuo e em permanente estado de inacabamento. A partir desta perspectiva, esta investigação busca refletir sobre os elementos que compõem e dialogam com o fazer docente e apoiam o delineamento da identidade profissional do professor de Geografia. Neste percurso, a construção de narrativas autobiográficas foi a metodologia escolhida para revelar as trajetórias de vida, de escolarização e de formação, em consonância com Portugal (2019), acrescentando a este itinerário, as trajetórias da prática docente, consideradas por nós como detentoras de fundamental importância no processo de constituição da profissionalidade e da identidade docente do professor de Geografia. Nesta construção, contamos com a participação de uma professora da educação básica de uma pequena cidade do estado do Tocantins. Os resultados indicam que a autobiografia se constitui em uma metodologia capaz de revelar quadros acerca dos sujeitos, sujeitos estes que são pessoas, que vivem em um lugar, que possuem trajetórias de vida e de superação, de enfrentamento aos desafios cotidianos pessoais e profissionais, que escrevem a sua história e demarcam espacialmente a(s) geo-grafia(s) de sua existência. E as tessituras presentes na autobiografia aqui relatada nos convidam a pensar, também, em nossas trajetórias.
Life trajectories and the formation of Geography teacher: autobiographical views
Abstract
The formation of geography teachers is a complex process that involves multiple aspects and is an ongoing process in a permanent state of unfinished business. From this perspective, this investigation seeks to reflect on the elements that make up and dialog with teaching and support the delineation of the professional identity of the Geography teacher. In this journey, the construction of autobiographical narratives was the methodology chosen to reveal the trajectories of life, schooling and training, in line with Portugal (2019), adding to this itinerary, the trajectories of teaching practice, considered by us to be of fundamental importance in the process of constituting the professionalism and teaching identity of the Geography teacher. In this construction, we counted on the participation of a basic education teacher from a small town in the state of Tocantins. The results indicate that autobiography is a methodology capable of revealing pictures about the subjects, subjects who are people, who live in a place, who have life trajectories of overcoming and confronting daily personal and professional challenges, who write their history and spatially demarcate the geography(s) of their existence. And the weavings present in the autobiography recounted here invite us to think about our trajectories too.
Keywords
Autobiography; Teacher formation; Life story
Trayectorias de vida y formación del profesorado de Geografía: perspectivas autobiográficas
Resumen
La formación del profesor de Geografía es un proceso complejo que involucra múltiples aspectos y es un proceso continuo en permanente estado de inacabamiento. Desde esta perspectiva, esta investigación busca reflexionar sobre los elementos que componen y dialogan con la enseñanza y apoyan la delineación de la identidad profesional del profesor de geografía. En este recorrido, la construcción de narrativas autobiográficas fue la metodología elegida para revelar las trayectorias de vida, escolaridad y formación, en consonancia con Portugal (2019), añadiendo a este itinerario, las trayectorias de la práctica docente, consideradas por nosotros de fundamental importancia en el proceso de constitución de la profesionalidad e identidad docente del profesor de Geografía. En esta construcción, contamos con la participación de una profesora de enseñanza primaria de una pequeña ciudad del estado de Tocantins. Los resultados indican que la autobiografía es una metodología capaz de revelar imágenes sobre los sujetos, sujetos que son personas, que viven en un lugar, que tienen trayectorias de vida de superación de desafíos cotidianos personales y profesionales, que escriben su historia y demarcan espacialmente la(s) geo-grafía(s) de su existencia. Y las tramas presentes en la autobiografía aquí relatada nos invitan a pensar también en nuestras trayectorias.
Palabras clave
Autobiografía; Formación de profesores; Historia de vida
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