A UTILIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DO TURISMO

Autores/as

  • Flávia dos Santos Fernandes Torres de Assis Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Vanessa Maria Ludka Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.608

Palabras clave:

Território, Região, Turismo, Ensino.

Resumen

A Geografia é a ciência que mais se dedica a compreender as relações entre a sociedade e a natureza e o turismo torna-se uma das ferramentas mais importantes para entender essa relação.Desta forma, o presente artigo tem como objetivo mostrar por meio do turismo os principais conceitos geográficos, bem como, propor que o turismo tenha uma real importância dentro do ambiente escolar. Metodologicamente esta pesquisa foi realizada por meio de consultas bibliográficas como Coriolano e Silva (2004), Bertrand (1981), Souza e Passos (2007), Santos (1988, 1986, 2005, 2008, 2012, 2014), Torres e Kozel (2010), Gomes (1995), Carlos (1996, 2008) dentre outros, a fim de embasar a discussão. Sendo assim, concluiu-se que o Turismo pode ser considerado uma grande ferramenta para o ensino de conceitos geográficos pelo professor, pois em todo lugar do Brasil ou do mundo é possível encontrar um espaço, paisagem, região, território ou um lugar turístico. Muitas vezes a compreensão desses conceitos pelos discentes se torna algo um pouco confuso por causa das semelhanças entre os conceitos, o uso do turismo no ensino desses conceitos faz com que os alunos saibam diferenciar cada um deles e entenda seu significado e importância.

PALAVRAS-CHAVE

Conceitos Geográfico, Região, Turismo, Ensino.


THE USE OF MAIN GEOGRAPHICAL CONCEPTS AND THEIR APPLICABILITY IN TOURISM TEACHING

ABSTRACT

Geography is the science that is most dedicated to understanding the relations between society and nature and tourism becomes one of the most important tools to understand this relationship. In this way, this article aims to show through tourism the main geographic concepts, as well as, to propose that tourism has a real importance within the school environment. Methodologically, this research was carried out through bibliographic queries such as Coriolano and Silva (2004), Bertrand (1981), Souza and Passos (2007), Santos (1988, 1986, 2005, 2008, 2012, 2014), Torres and Kozel (2010), Gomes (1995), Carlos (1996, 2008) and others, in order to support the discussion. Thus, it was concluded that Tourism can be considered a great tool for the teaching of geographical concepts by the teacher, because everywhere in Brazil or the world it is possible to find a space, landscape, region, territory or a tourist place. Often the understanding of these concepts by the students becomes somewhat confused because of the similarities between the concepts, the use of tourism in teaching these concepts makes the students know to differentiate each one of them and understand its meaning and importance.

KEYWORDS

Concepts Geography, Region, Tourism, Teaching.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004) Professora Substituta da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Tem experiencia na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia e do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado.

Publicado

2019-08-19

Cómo citar

Assis, F. dos S. F. T. de, & Ludka, V. M. (2019). A UTILIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DO TURISMO. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(17), 145–167. https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.608

Artículos similares

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.