CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: práticas interdisciplinares com alunos de uma escola pública em Petrolina/PE
Palavras-chave:
Agroecologia, Aprendizagem, Práticas.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar práticas interdisciplinares para convivência com o semiárido desenvolvidas com alunos de uma escola pública em Petrolina-PE. O trabalho foi realizado em cinco etapas, a saber: levantamento bibliográfico e documental sobre o tema; formulação da proposta de atividades; apresentação da proposta junto à escola; realização de visitas a campo com os estudantes e; avaliação dos resultados. A abordagem interdisciplinar permitiu trabalhar o semiárido por inteiro, questionando os alunos sobre a realidade da vida no campo, seus condicionantes históricos e geográficos, bem como as formas de lidar de modo sustentável com os recursos da Natureza.
Palavras-chave
Educação contextualizada, Práticas Interdisciplinares, Práticas de Campo.
COEXISTENCE WITH SEMIARID LANDS: interdisciplinary practices with students of public school in Petrolina/PE (Northeast-Brazil)
Abstract
This study aimed to evaluate interdisciplinary practices for contextual learning in semiarid environments with students from a public school in Petrolina town (Northeast Brazil). The work was carried out in five steps, namely: bibliographical survey on the subject; formulation of the activities proposed; presentation of the proposal to the school; conducting field trips with students and; evaluation of the results. The interdisciplinary approach allowed the semiarid work entirely, questioning students about the reality of country life, its historical and geographical conditions as well as ways to deal sustainably with the resources of nature.
Keywords
Contextual learning, Interdisciplinary Practices, Field trips.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).