As temáticas físico-naturais nas provas do ENADE dos cursos de licenciatura em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1008Palavras-chave:
Avaliação externa, ENADE, Geografia Física, Questão ambientalResumo
A Geografia é uma ciência voltada ao estudo da produção do espaço a partir da interação entre sociedade e natureza. Em específico, a Geografia Física volta-se para o estudo das dinâmicas da natureza na paisagem em conjunto com as condições antropológicas. Contudo, as temáticas físico-naturais na Geografia são corriqueiramente abordadas de maneira estanque, sem inserir a sociedade em suas análises. Diante desse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos temas físico-naturais nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) aplicadas aos cursos de Licenciatura em Geografia. Para tanto, procedeu-se à pesquisa bibliográfica relacionada ao ensino dos componentes físico-naturais na Geografia Escolar; elaboração de uma ficha de avaliação para as provas do ENADE; levantamento das questões do componente específico das provas aplicadas aos cursos de Licenciatura em Geografia; e, por fim, análise da abordagem das questões relacionadas aos temas físico-naturais da Geografia nas provas em questão. Em síntese, verificou-se que a maior parte das questões analisadas do ENADE apresentam abordagem contemporânea da Geografia Física, pois, além das dinâmicas naturais, destacam a ação antrópica como modificadora dos elementos naturais e geradora de impactos socioambientais.
Palavras-chave
Avaliação externa, ENADE, Geografia Física, Questão ambiental
The physical-natural themes in the ENADE exams Geography degree courses
Abstract
Geography is a science targeted to the study of production of space from the interaction between the society and the nature. In a specific way, the Physical Geography focuses on the study of nature’s dynamics in the landscape with the anthropological condictions. However, the physical-natural themes in Geography are usually approached in a watertight manner, not including the society in its analyses. Within this context, this work aims to analyse the physical-natural themes approaching in the tests of the Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) directed to Geography degree courses. For this purpose, a bibliographic research related to the teaching of physical-natural componentes in School Geography have been done; elaboration of evaluation file for the tests of ENADE; survey of the questions about the specific component applied to Geography degree courses and finally, the approaching analyse about the questions related to the physical-natural themes of Geography in the mentioned tests. In summary, it was found that the majority of the analised questions of ENADE present contemporary approach of Physical Geography, because in addition to the natural dynamics, the anthropic action is highlighted as a modifier of natural elements and a generator of socio-environmental impacts.
Keywords
External evatualiton, ENADE, Physical Geography, Environmental issue
Downloads
Referências
AFONSO, A. E. Contribuição da Geografia Física e da Educação Ambiental na Prática de Professores de Geografia a partir do estudo de bacias hidrográficas em áreas urbanas. Tamoios, São Gonçalo, Rio de Janeiro, n. 1, p. 76-85, jan/jul. 2013.
_______. Contribuições da Geografia Física para o ensino e aprendizagem geográfica na educação básica. Educação Geográfica em Foco, Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-10, jan/jul. 2017.
ARMOND, N.B. Impressões sobre as trajetórias recentes da Geografia Física Integradora no Brasil. Terra Livre, São Paulo, v. 2, n. 41, p. 101-131, jul/dez. 2013.
ARMOND, N. B., AFONSO, A. E. Tensões e Cisões da Geografia Física no Brasil. In: Anais do II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico. São Paulo, USP, 2009.
_______. Da Geografia Física à Geografia (Sócio) Ambiental e seu “retorno” à Geografia: Breves reflexões sobre mutações epistemológicas e o campo científico. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.
BRASIL. Decreto nº 2.026, de 10 de outubro de 1996. Estabelece procedimentos para o processo de avaliação de cursos e instituições de ensino superior. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D2026.htm> Acesso em: 08 dez. 2019
_______. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 08 dez. 2019
_______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conheça o Inep. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/conheca-o-inep> Acesso em 06 jun. 2020a.
_______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade> Acesso em 05 set. 2020b.
_______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova do ENADE Geografia de 2005. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/enade/2005/provas/GEOGRAFIA.pdf> Acesso em 04 nov. 2020.
_______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova do ENADE Geografia de 2008. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/GEOGRAFIA.pdf> Acesso em 04 nov. 2020.
_______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova do ENADE Geografia de 2011. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2011/GEOGRAFIA.pd> Acesso em 04 nov. 2020.
_______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova do ENADE Geografia de 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2014/26_geografia_licenciatura.pdf> Acesso em 04 nov. 2020.
_______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova do ENADE Geografia de 2017. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2017/26_GEOGRAFIA_LICENCIATURA_BAIXA.pdf> Acesso em 04 nov. 2020.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage. Learning, 2010.
COSTA, K. S.; COSTA, A. J. S. T. As Mudanças na Abordagem e a Diminuição da Presença da Geografia Física no Ensino Médio: Um Estudo das Provas de Vestibulares (1974/2003) no Rio De Janeiro. In: Anais do X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2003.
COSTA, M. A; OLIVEIRA, J. G. R. Os temas físico-naturais nos livros didáticos de Geografia da rede pública de ensino: um estudo de caso de Uraí/PR. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 504-524, jan./jun. 2020.
CUNHA, L. F. F. A Geografia Escolar e as temáticas físico-naturais na BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores. Revista Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 14, n. 2, 2018. p. 1-18. Jul/dez. 2018
GUERRA, F. S. Geografia Física na escola básica: a construção da consciência socioambiental. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, Fortaleza, 2019.
HOTA NETO. J. L. Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 84-104, jan./abr. 2010.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica: práticas de fichamentos, resumos, resenhas. 13 Ed., São Paulo: Atlas, 2019.
MENDONÇA. F. Geografia Física: Ciência Humana? São Paulo, Contexto, 2001.
_______. Geografia Socioambiental. In: MENDONÇA, F., KOZEL, S. (Orgs.) Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba, EdUFPR, 2004.
_______. Geografia e meio ambiente. São Paulo, Contexto, 2014.
_______. Geografia, geografia física e meio ambiente: Uma reflexão à partir da problemática socioambiental urbana. ANPEGE, n.5, Curitiba, p.125-134, 2009.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história critica. S. Paulo, Hucitec, 1981,
MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na geografia escolar. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade de São Paulo (USP). 2011.
MOURA, J. ALVES, J. Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: Elementos para a prática educativa. Geografia (Londrina), 11(2), 309-320. 2002
PETERSEN, J. F. SACK, D. GABLER, R. E. Fundamentos da Geografia Física. São Paulo, Cengage Learning, 2014.
PONTUSCHKA, N. A formação pedagógica do professor de Geografia e as práticas interdisciplinares (tese de doutoramento). Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. 1994
SANTOS, M. A natureza do espaço – técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2008.
SUERTEGARAY, D. M. A. A Geografia Física no Final do Século XX. Boletim Gaúcho de Geografia. Porto Alegre, AGB, 2001.
VIANNA. H. M. Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, n. 28, p. 23-37, jul./dez. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).