As escolas de ensino profissionalizantes do Estado do Ceará compreendidas por meio das práticas espaciais
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1110Palavras-chave:
Organismos internacionais, Escolas de ensino profissional, Práticas espaciaisResumo
O presente artigo é resultado da necessidade de ampliar a análise teórica e conceitual sobre a dinâmica das Escolas Estaduais de Ensino Profissional — EEEPs do Estado do Ceará que, desde 2008, assumem um duplo papel fundamental no ensino e na formação de jovens adolescentes para atividades econômicas específicas. Nossa abordagem objetiva compreender os processos, estruturas, funções e formas que essas instituições materializaram, bem como entender as consequências sociais e econômicas no território cearense. Como critério teórico-metodológico, utilizaremos o conceito de práticas espaciais, formulada a princípio pelo filósofo francês Henri Lefebvre na década de 1970, e difundida no Brasil principalmente pelos geógrafos Roberto Lobato Corrêa e Marcelo Lopes de Souza, que a partir da década de 1990 adequaram tal conceito dentro das configurações socioespaciais do território brasileiro. Por ser uma modalidade escolar oriunda das orientações de organizações internacionais globalizadas, como o Fundo Monetário Internacional — FMI e o Banco Mundial — BM e por ter forte interferência de grandes empresas nacionais e internacionais do ramo da produção e dos serviços, entendemos que as EEEPs objetivam, de forma pensada ou planejada, uma lógica educacional que valoriza o mercado em detrimento de formação integral.
Palavras-chave
Organismos internacionais, Escolas de ensino profissional; Práticas espaciais.
The professional schools of the State of Ceará understood through spatial practices
Abstract
The present article is a result of the need to broaden the theoretical and conceptual analysis about the dynamics of the State Schools for Professional Education (SSPE) of Ceará State that, since 2008, assume a fundamental dual role in teaching and training young adolescents for specific economic activities. Our approach aims to understand the processes, structures, functions, and forms that these institutions materialized, as well as understand the social and economic consequences in the territory of Ceará. As a theoretical and methodological criterion, we will use the concept of spatial practices, formulated at first by the French philosopher Henri Lefebvre in the 1970s, and disseminated in Brazil mainly by the geographers Roberto Lobato Corrêa and Marcelo Lopes de Souza, that, as of the 1990s, adapted this concept to the socio-spatial configurations of the Brazilian territory. Because it is a school modality originating from the orientations of international organizations such as the International Monetary Fund (IMF) and the World Bank (WB) and for having strong interference from large national companies and international manufacturing and service industries, we understand that the SSPE's aim to, in a thoughtful or planned way, an educational logic that values the market over integral formation.
Keywords
International organizations, Professional schools, Spatial Practices.
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