Ensinar Geografia é uma questão de concepção de método

Autores

  • Vanice Schossler Sbardelotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mafalda Nesi Francischett Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1131

Resumo

O artigo se propõe a problematizar a questão do ensino de Geografia, em particular nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Discute que o ensino de Geografia, assim como o desenvolvimento da própria ciência, depende da concepção de método do professor ou cientista, que ancora sua prática que pode contribuir para explicitar ou mascarar as condições sociais de produção do espaço. Problematiza o ensino de Geografia decorrente das concepções de método, da ciência geográfica e pedagógicas. A análise resulta de pesquisa bibliográfica realizada a partir de Chistofoletti (1982), Tonini (2006), Moraes (2007), Vlach (2010), Lacoste (2012), Santos (2012, 2014) ao longo da pesquisa sobre a formação de pedagogos para o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Indica a Geografia Crítica como perspectiva que permite conhecer a realidade e, portanto, orienta um ensino voltado a esse fim. Implicando na práxis pedagógica e na formação para a cidadania. 

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Anos iniciais do Ensino Fundamental,  Geografia crítica, Cidadania. 

 

Teaching Geography is a matter of method of conception

Abstract

The article proposes to problematize the matter of teaching Geography, in particular in the first years of Elementary School. It discuss that the teaching of Geography, as well as the development of science itself, depends on the teacher’s or scientist’s method of conception, who anchors their practice that can contribute to make explicit or to hide the social conditions of space production. It problematizes the teaching of Geography that results from the conceptions of method, from the geographical and pedagogical science. The analysis results from the bibliographic research done by Chistofoletti (1982), Tonini (2006), Moraes (2007), Vlach (2010), Lacoste (2012), Santos (2012, 2014) throughout the research about the formation of pedagogues to the teaching of Geography in the first years of Elementary School. It indicates Critical Geography as a perspective that allows knowing the reality and, therefore, guides a teaching aimed at this purpose. Implying in the pedagogical praxis and the formation for citizenship.

Keywords

Teaching of Geography, First years of Elementary School, Critical Geography, Citizenship.

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Publicado

09/08/2022

Como Citar

Sbardelotto, V. S., & Francischett, M. N. (2022). Ensinar Geografia é uma questão de concepção de método. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–23. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1131