O SENTIDO DE OLHAR PARA A FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA EM PORTUGAL E NO BRASIL

Autores

  • Mafalda Nesi Francischett UNIOESTE-Francisco Beltrão
  • Sergio Claudino Loureiro Nunes Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.349

Palavras-chave:

Formação Docente. Geografia. Educação.

Resumo

Neste texto ressaltamos a importância da formação para o trabalho docente de Geografia, nos aspectos que constituem a práxis como matriz norteadora do processo. Por sua vez, o objetivo é trazer aspectos da experiência portuguesa de formação inicial em Portugal trazida pelo professor Sergio Claudino e elementos também da experiência brasileira. Como a formação está voltada para os cursos de licenciatura trouxemos um recorte, como exemplo, no estado do Paraná que, ao nosso ver, fomenta a discussão, pois traz aspectos dessa relação com a realidade brasileira. Com essa composição, o texto traz a ideia de que os atributos formativos se configuram para a orientação no processo e confirmam a atenção que precisa ser dada sobre as posições epistemológicas que os docentes assumem relativamente ao ensino, explícita ou implicitamente e que, consequentemente, interferem no seu trabalho. A concepção de ciência predominante na formação inicial do docente em Geografia ainda é dominantemente conteudista, apesar da valorização de outras áreas de formação, como as ciências da educação. Os docentes fazem descrição do seu trabalho com evidências do que tiveram na formação e na experiência com seus mestres. Nas suas proposições aprovam a ação pedagógica com ênfase nos aspectos da contradição, da desalienação e do diálogo, mas, mesmo assim, afirmam ser essa pedagogia ainda muito difícil de ser trabalhada.

PALAVRAS-CHAVE

Formação docente. Identidade docente. Geografia. Portugal. Brasil. 


EL SENTIDO DE LA MIRADA PARA LA FORMACIÓN DE LA DOCENCIA EM GEOGRAFIA EM PORTUGAL Y EN BRASIL

RESUMEN

En este texto resaltamos la importancia de la formación para el trabajo docente de la geografía, en los aspectos que constituyen la praxis como matriz orientadora del proceso. A su vez, el objetivo es traer aspectos de la experiencia portuguesa de la formación inicial desde Portugal, la que trajo el profesor Sergio Claudino y también elementos de la experiencia brasileña. Así como la formación está volcada a los cursos de licenciatura traemos un recorte, como ejemplo, en el Estado de Paraná –Brasil-, que, a nuestro ver, fomenta la discusión, pues se presenta aspecto de esa relación con la realidad brasileña. Con esa composición, el texto presenta la idea de que los atributos formativos se configuran para la orientación del proceso y confirman la atención que precisa ser dada, sobre las posiciones epistemológicas que los docentes asumen relativamente en la enseñanza, explícita o implícita y que, consecuentemente, interfieren en su trabajo. La concepción de ciencia predominante en la formación inicial del docente en Geografía aún es dominantemente solo de contenido, a pesar de la valoración de otras áreas de formación, como las de ciencias de la educación. Los docentes hacen descripción de su trabajo con evidencias de lo que tuvieron en la formación y experiencia con sus maestros. En sus proposiciones aprueban la acción pedagógica con énfasis en los aspectos de la contradicción, de la des-alienación y del diálogo, pero, mismo así, afirman ser esa pedagogía aún muy difícil de ser trabajada.

PALABRAS CLAVE

Formación docente. Identidad profesional. Geografía. Portugal. Brasil. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14/08/2017

Como Citar

Francischett, M. N., & Loureiro Nunes, S. C. (2017). O SENTIDO DE OLHAR PARA A FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA EM PORTUGAL E NO BRASIL. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(13), 359–381. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.349

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.