Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato compatível com o Microsoft Word (.doc / .rtf), sem informações de autoria nem filiação institucional nas propriedades do documento
  • O texto apresenta título, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês (obrigatórios).
  • Apresenta carta ou declaração do/a tradutor/a que realizou a tradução do título, do resumo e das palavras-chave em inglês e espanhol (ambas línguas são obrigatórias). Ver modelo de declaração nas diretrizes para autores e enviar como documento Word.
  • Apresenta declaração referente a contribuição de cada um dos autores, no caso de artigos escritos em coautoria, no processo de escrita do texto e/ou da pesquisa realizada. tórias). Ver modelo de declaração nas diretrizes para autores e enviar como documento Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto não apresenta informações que identifiquem o(s) autor(es), tais como nome, instituição, escola, universidade, inclusive no TÍTULO, ou nas propriedades do documento (.doc/.rtf) enviado.
  • Declaro que o artigo em sua totalidade ou em parte não possui quaisquer indícios de plágio, em conformidde com a Legislação Nacional Brasileira sobre o assunto. Em caso de acusação de plágio assumirei perante os órgãos competentes a responsabilidade integral de minha defesa.

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO: Uma vez submetido o artigo, o autor concorda integralmente com as "condições para submissão" (abaixo), dentre as quais a que NÃO submeteu o mesmo artigo para outro periódico. A partir do momento que o artigo entrar em avaliação e em sendo aprovado para publicação, ele não será arquivado sob o pretesto de já ter sido publicado. Também concorda que, após a submissão, não será solicitada a inclusão de novos autores.

Caso não esteja conseguindo submeter o texto original utilizando página da Revista, clique aqui para abrir tutorial (instruções)

Instruções para preparação dos originais

1) Os autores interessados em publicar na Revista Brasileira de Educação em Geografia devem preparar seus originais seguindo as orientações da ABNT (NBR 6023 – sistema de referência) e ABNT (NBR 10520 - apresentação de citações em documentos), ambos de agosto de 2002, que serão exigências obrigatórias e preliminares para recebimento dos textos para análise dos referees. 

Texto

2) O conteúdo do texto assinado é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). É também de responsabilidade do(s) autor(es) a correção ortográfica e sintática, bem como a revisão da digitação do texto, que será publicado exatamente conforme enviado. Recomenda-se ao(s) autor(es) submeterem seus textos e resumos (inclusive na língua estrangeira) à correção ortográfico-sintática por especialista.

3) Os metados do texto (TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE) devem estar, obrigatoriamente, em português, espanhol e inglês. É obrigatório, na submissão, anexar uma carta ou declaração do(a) tradutor(a) que realizou as traduações. No documento deve constar o serviço realizado, além dos dados do(a) tradutor(a) como nome completo, CPF, e-mail e telefone para contato, para possíveis consultas futuras.

4) Respeitando o processo de avaliação às cegas, o(s) autor(es) do texto original deve tomar todos os cuidados necessários para não revelar sua(s) identidade(s) no processo de avaliação. Isto exige que o(s) autor(es) tomem algumas precauções com o texto, como nos exemplos abaixo:

Exemplo 1) ocultar o nome do laboratório, departamento, grupo de pesquisa e local re realização da pesquisa: “Esse artigo resulta das pesquisas realizadas no Laboratório X, da Universidade Y”; ou então, “para a realização da pesquisa foram entrevistadas professoras da escola X”. Caso seja realmente importante apresentar essas informações, o autor deverá escrever no lugar da informação [omitido para avaliação]. Exemplo: “As maquetes foram produzidas pelos alunos do 6 ano da escola [omitido para avaliação], com apoio dos alunos de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade [omitido para avaliação]”.

Exemplo 2) ocultar auto-referenciamentos de trabalhos anteriores no corpo do texto que permita a identificação do autor. Exemplo: "Apreendendo tais textos como momentos da política, como espaços de lutas por representação, inicialmente focalizei a configuração da proposta de integração curricular,  buscando compreender como se desdobrava a negociação entre os discursos do currículo integrado e do currículo disciplinar (COSTA, 2009a; 2009b)" para "Apreendendo tais textos como momentos da política, como espaços de lutas por representação, inicialmente focalizei a configuração da proposta de integração curricular,  buscando compreender como se desdobrava a negociação entre os discursos do currículo integrado e do currículo disciplinar  [omitido para avaliação]”

5) Os textos devem ser digitados em formato compatível com o Microsoft Word (.doc ou .rtf); com espaçamento 1.5 entre linhas; letra Times New Roman, corpo 12 ou letra Arial, corpo 11; justificado; sem fontes ou atributos diferentes para títulos e seções, exceto negrito; margens de 3 cm de todos os lados. Os originais deverão conter no máximo: artigos, 25 páginas; resenhas 5 páginas; e práticas educativas, 10 páginas; todos no tamanho A4.

6) O(s) autor(es) deverá(ão) utilizar o sistema de encaminhamento de originais presente na página da Revista (clique aqui para tutorial). A Revista não trabalhará com o formato impresso em nenhum de suas etapas de editoração.

7) No ato da submissão, do(s) autor(es) deve(m) submeter também uma declaração (obrigatória) informando a contribuição de cada um dos autores no processo de escrita do texto e/ou da pesquisa realizada. Para cada autor deve constar as seguintes informações:  nome completos,  e-mail, Orcid (obrigatório), maior formação/titulação acadêmica e seu local de realização, filiação institucional e/ou profissional.

Título

8) O título deve ser digitado em letras maiúsculas, separado do subtítulo por dois pontos (:), quando houver. 

9) Não apresentar identificação do(s) autor(es) no texto.

Seções

10) As divisões do texto devem ser destacadas com um espaço antes e outro depois e digitadas em negrito e sem numerção

Figuras

11) Compreende-se como figuras: mapas, plantas, croquis, gráficos, quadros, fotografias, lâminas, organogramas, desenhos, reproduções artísticas e ilustrações em geral.

12) As figuras poderão ser apresentadas em branco-e-preto ou coloridas; não deverão exceder o tamanho de 17 x 11 cm; deverão estar inseridas no corpo do texto, bem como enviadas separadamente sob a forma de arquivos digitais, com extensão JPG (com no mínimo 300 dpi). Deverão ser chamadas no corpo texto desta forma (Figura x). Exemplo “Mapas táteis (Figura 2) são excelentes exemplos (...)”. Sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra Figura (em negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos (em negrito), do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário. Exemplo: “Figura 2: Mapas táteis produzidos no Lemadi – Geografia (FFLCH-USP)”

Tabelas

13) De acordo com o IBGE, 1993, as tabelas são elementos demonstrativos de síntese que constituem unidade autônoma. As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente. Em sua apresentação: têm numeração independente e consecutiva. O titulo é colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela (negrito) e de seu número de ordem em algarismos arábicos (negrito); do respectivo título; as fontes citadas na construção de tabelas e notas eventuais aparecem no rodapé da tabela, logo após o fio de fechamento; caso sejam utilizadas tabelas reproduzidas de outros documentos, é necessário mencionar a fonte na parte inferior. As tabelas devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem; se a tabela não couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, não é delimitada por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o cabeçalho repetidos na folha seguinte; nas tabelas utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais para separar as linhas.

Sistema de Chamadas no corpo do texto (NBR -10520, agos. 2002)

14) A Revista Brasileira de Educação em Geografia adota “autor-data” como o sistema de chamadas no corpo do texto, segundo a NBR -10520, 2002 da ABNT. Deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o texto, permitindo correlação com a lista de referências. As citações poderão aparecer de forma direta ou indireta. As Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis e em minúsculas quando inseridas na frase. Supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques devem ser indicados da seguinte forma: i) supressões: [...]; ii) interpolações ou comentários: [ ]; iii) ênfase ou destaques: grifo ou negrito ou itálico; iv) quando se tratar de informações obtidas verbalmente (palestras, debates etc.) indicar, entre parênteses, a expressão “informação verbal”, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

a) Citações diretas

15) As citações diretas no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. Exemplo:

Segundo Chervel (1990, p.187), “a história dos conteúdos é evidentemente seu componente central, o pivô ao redor do qual ela se constitui.”

Ou

[...] “a história dos conteúdos é evidentemente seu componente central, o pivô ao redor do qual ela se constitui” (CHERVEL, 1990, p.187).

As citações diretas no texto, quando apresentarem mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte menor do que o utilizado no texto, sem aspas e espaçamento simples entre linhas. Exemplo:

Porque a geografia ainda hoje veiculada pela escola funda-se no discurso da identidade, da homogeneidade dos espaços em função da

[...] assunção, pela escola de massas, das ontologias e epistemologias hegemônicas fundadas na metafísica – separação entre o sujeito e o objeto, o espaço e o tempo, entre sujeito, espaço e tempo, a sociedade e a natureza, a dimensão individual e social, etc. – [...] (KATUTA, 2004, p.244)

ou

Segundo Katuta (2004, p. 224) a geografia, ainda hoje veiculada pela escola, funda-se no discurso da identidade, da homogeneidade dos espaços em função da

[...] assunção, pela escola de massas, das ontologias e epistemologias hegemônicas fundadas na metafísica – separação entre o sujeito e o objeto, o espaço e o tempo, entre sujeito, espaço e tempo, a sociedade e a natureza, a dimensão individual e social, etc.

b) Citações indiretas

16) As citações indiretas são redigidas pelo autor do trabalho, com base em idéias de outro autor, sempre indicando a fonte onde foi tirada a idéia. Nas citações indiretas a indicação das páginas consultadas é opcional. Exemplo:

Girardi (2001) cita que as dificuldades verificadas pelos geógrafos em trabalhar, entender e lidar com mapas acarreta distorções no seu uso tanto como etapa metodológica, no ensino, ou como meio de comunicação de resultado de pesquisa.

ou

As dificuldades verificadas nos geógrafos em trabalhar, entender e lidar com mapas acarreta distorções no seu uso tanto como etapa metodológica, no ensino, ou como meio de comunicação de resultado de pesquisa (GIRARDI, 2001).

c) Outros

17) Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Exemplo: (ROCHA, G. O. R, 2001), (ROCHA, A. A. C. N. da, 2008)

18) Quando as citações forem de diversos documentos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento, conforme a lista de referências. Exemplo: Conforme Callai (1998a), o ensino de geografia [...]. Seguindo esse mesmo pensamento, a autora complementa em outro texto, que o ensino de geografia deve[...] (CALLAI, 1998b).

19) Para as citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Exemplo: Para Cavalcanti (1998, 2002, 2005) o ensino de geografia [...]

- Solicita-se evitar ao máximo notas de rodapé.

Sistema de Referências (NBR-6023 - agos. 2002)

20)  As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023: 2002, da ABNT.

Alguns exemplos de referências bibliográficas

a) Livros (um autor)

SOARES, Maria Lucia de Amorim. Girassóis ou Heliantos: maneiras criadoras para o conhecer geográfico. Sorocaba: Prefeitura Municipal de Sorocaba, 2001.

b) Livros (dois a três autores)

GUIMARÃES, Márcia Noêmia; FALLEIROS, Ialê. Os diferentes Tempos e Espaços do Homem: atividades de geografia e de história para o Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.

PONTUSCHKA, Nídia; PAGANELLI, Tomoko Yida; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

c) Livros (mais de três autores)

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; SCHÄFFER, Neiva Otero, [et al]. (orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS Editora e AGB-Seção Porto Alegre, 2003.

d) Livros (demais informações, quando necessárias)

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Trad. Francisco Pereira. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 325p.

e) Capítulo de livro

HESPANHOL, Antonio Nivaldo. A avaliação oficial de livros didáticos de geografia no Brasil: o PNLD de 2005. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. (org.). Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2006. p. 73-85.

f) Capítulo de livro do mesmo autor

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. A avaliação de livros didáticos no Brasil – por quê? In: _____. Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2006. p. 15-25.

g) Artigos de periódicos

SILVA, Valdenildo Pedro da. O raciocínio espacial na era das tecnologias informacionais. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v.1, n. 28, p. 67-90, jan./jun., 2007.

h) Artigo de periódico (formato eletrônico)

OLIVEIRA, Adriano Rodrigo. Geografia e Cartografia escolar: o que sabem e como ensinam professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental? Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.3, p. 481-494, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 22 abril 2002.

i) Trabalho publicado em Anais de Eventos

SOARES, Wilson José; PEZZATO, João Pedro. Entendendo o passado do ensino de geografia na rede pública de Mato Grosso através da história de vida dos professores aposentados: uma alternativa para pensar o futuro. In: Simpósio de Pós Graduação em Geografia da Unesp Rio Claro. 9. 2009, Rio Claro. Anais... Rio Claro, 2009. p. 1842-1852. Disponível em <http://sites.google.com/site/seminarioposgeo/anais> Acesso em: 10 abril 2010

Observação: Nos capítulos de livros, artigos de periódicos impressos e eletrônicos e trabalhos publicados em anais de eventos, quando a autoria tiver mais de 3 autores deve-se seguir a mesma regra para Livro com mais de três autores, empregando [et al]

j) Teses

PIRES, Lucineide Mendes. A prática pedagógica do professor de geografia do ensino fundamental. 2009. 154f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

k) Livro em formato eletrônico

SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

l) Artigo assinado (jornal)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

j) Artigo não-assinado (jornal)

FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

 

Modelo de Declaração de Tradução para Língua Estrangeira

Título do artigo - em português

Resumo - em português

Palavras-chave - em português

_______________________________________

Título do artigo - em inglês

Resumo - em inglês

Palavras-chave - em inglês

_______________________________________

Título do artigo - em espanhol

Resumo - em espanhol

Palavras-chave - em espanhol

_______________________________________

Declaração de tradução do(s) Resumo(s) e Palavras-chave

Eu,___________, portador(a) do CPF n._________, RG n._______, declaro para os devidos fins que traduzi para a(s) língua(s) (inserir) o(s) título, o(s) resumo(s) e as palavras-chave do artigo intitulado “Título do Artigo”, submetido à Revista Brasileira de Educação em Geografia.                                                                                                                                                                                                                                           

 Cidade/Estado, xx de xx de xx.                                                                                                                                  

Assinatura digital

Nome Completo

Tradutor(a) de língua (inserir)

 

Modelo de Declaração de Contribuição Individual

Todos o(a)s autore(a)s ofereceram substanciais contribuições científicas e intelectuais ao estudo. As tarefas de concepção e design do estudo, preparação e redação do manuscrito, bem como, revisão crítica foram desenvolvidas em grupo. O(A) primeiro(a) autor(a), Nome completo do(a) Autor(a) 1, ficou especialmente responsável pelo desenvolvimento teórico-conceitual e pela tradução do artigo, o(a) segundo(a) autor(a), Nome completo do(a) Autor(a) 2, pela aquisição de dados, procedimentos técnicos e suas interpretações e análise, e o(a) terceiro(a) autor(a), Nome completo do(a) Autor(a) 3, se ocupou de realizar a revisão do texto e contribuir na leitura crítica para finalizar o texto.

OBS: havendo outros tipos de contribuições, também mencionar, pois o texto acima é apenas uma sugestão.

Cidade/Estado, xx de xx de xx.

Assinatura digital

Nome Completo do Autor 1

 

Assinatura digital

Nome Completo do Autor 2

 

Assinatura digital

Nome Completo do Autor 3

Artigos

Artigos de 15 a 20 artigos por volume.

Práticas Educativas

Mínimo de uma por número.

Resenhas

Mínimo de uma resenha por número.

Dossiê

Não tem periodicidade pré-estabelecida. O tema do “Dossiê” poderá ser sugerido por qualquer membro da Equipe Editorial da Revista, no entanto, só será publicado após uma avaliação de sua pertinência pelo Conselho Editorial.

Tradução

Esporádica.

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