SENTIMENTOS DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Pertencimento. Identidade. Jardinagem.Resumo
O artigo apresenta um recorte de um trabalho sobre os sentimentos de pertencimento e identidade no ambiente escolar em uma escola pública. A temática foi em torno da melhoria da qualidade ambiental do espaço frequentado pelos alunos, a partir de atividades de jardinagem no exterior da escola e teve como objetivo tornar o ambiente escolar agradável e atrativo para que a comunidade escolar possa reforçar e desenvolver sentimentos de pertencimento e identidade em relação à escola. Pertencer constitui dividir características, vivências e experiências com outros membros das comunidades de pertencimento, desenvolvendo sentimento de pertença. Por isso, a necessidade de envolver ações que englobem os alunos na construção dos espaços dentro da escola de modo a conhecer e valorizar esses recintos o projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecida. A partir do desenvolvimento do trabalho nota-se que os alunos vem percebendo que tem voz, e autonomia e por isso, conseguem atuar e conhecer melhor o ambiente escolar. Uma vez que, quem conhece sente-se pertencente a esse meio, e ao mesmo preserva e cuida, fatores que incitam comportamentos participativos, cooperativos e ao mesmo tempo enaltece a autoestima do aluno.
Palavras-chave
Pertencimento, Identidade, Jardinagem.
FEELINGS OF BELONGING AND IDENTITY IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
Abstract
The article presents a clipping of a work about the feelings of belonging and identity in the school environment in a public school. The theme was to improve the environmental quality of the space frequented by the students, from gardening activities outside the school and had as objective to make the school environment pleasant and attractive so that the school community can strengthen and develop feelings of belonging and identity in relation to the school. To belong is to share characteristics, experiences and experiences with other members of the belonging communities, developing a sense of belonging. Therefore, the need to involve actions that involve the students in the construction of spaces within the school to know and value some venues the project is characterize by being a continuous activity, therefore, has no time or time duration that can be pre -established. From the development of the work, it is notice that the students have perceived that it has voice and autonomy and for that reason, they are able to act and to know better the school environment. Since those who know, feel and belong to this environment and preserve and care for them, factors that encourage participatory, cooperative behavior and at the same time enhance the student's self-esteem.
Keywords
Belonging, Identity, Gardening.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).