O MUNDO DO TRABALHO NA GEOGRAFIA A SER ENSINADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Neste artigo se encontram reflexões acerca do conhecimento escolar de geografia presente em propostas curriculares oficiais elaboradas para o Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir da análise da Coleção ProJovem e da Coleção Cadernos de EJA, ambas produzidas no âmbito do governo federal, são evidenciados processos de reelaboração didática de conhecimentos geográficos, tendo como foco os conteúdos relativos ao mundo do trabalho. Procura-se, assim, compreender os sentidos atribuídos a tais conteúdos quando convertidos para o contexto da escolarização de jovens e adultos trabalhadores. A análise é feita buscando relacionar os processos de reconstrução do conhecimento escolar de geografia à lógica das recentes políticas curriculares de EJA, que redundaram, entre outras ações da esfera federal, na produção dos materiais didáticos aqui examinados.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).