O LIVRO DIDÁTICO COMO PRODUTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: obra menor?

Autores

  • José Eustáquio de Sene Faculdade de Educação da USP

Palavras-chave:

livro didático, currículo, transposição didática, cultura escolar

Resumo

Este artigo abordará o livro didático como uma produção cultural específica das disciplinas escolares tendo como referência o debate teórico que opõem as concepções de “transposição didática” (CHEVALLARD, 1997) e de “cultura escolar” (CHERVEL, 1990). Com base em tal debate, próprio do campo curricular, procurará compreender porque historicamente o livro didático tem sido pouco valorizado e até mesmo considerado uma “obra menor” nos limites da academia (BITTENCOURT, 2004). Os exemplos utilizados serão sempre da disciplina Geografia – tanto a escolar quanto a acadêmica, assim como das relações entre ambas – tendo em vista sua “multiplicidade de paradigmas” (LESTEGÁS, 2002). A análise também levará em conta o histórico processo de institucionalização da Geografia acadêmica com base nos “estágios de Layton” (GOODSON, 2005).

Palavras-chave

Livro didático, Currículo, Transposição didática, Cultura escolar.

 

THE TEXTBOOK AS A PRODUCT OF SCHOOL GEOGRAPHY: underestimated work?

Abstract

This article will address the textbook as a specific cultural production of school disciplines having as reference the theoretical debate that opposed the conceptions of "didactic transposition" (CHEVALLARD, 1997) and "school culture" (CHERVEL, 1990). Based on this debate, characteristic of the curriculum field, this article aims to understand why, historically, the textbook has been underestimated and even considered a "less important work” within the limits of the academy (BITTENCOURT, 2004). The examples used will always be of the Geography discipline – both school and academic, as well as the relations between this two fields – having in mind their "multiplicity of paradigms" (LESTEGÁS, 2002). The analysis will also take into account the historic process of institutionalization of academic Geography based on "Layton’s stages" (GOODSON, 2005).

Keywords

Textbook, Curriculum, Didactic transposition, School culture

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eustáquio de Sene, Faculdade de Educação da USP

Professor de Metodologia do Ensino de Geografia na Faculdade de Educação da USP e autor de livros didáticos de Geografia na Editora Scipione

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

de Sene, J. E. (2014). O LIVRO DIDÁTICO COMO PRODUTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: obra menor?. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 4(7), 27–43. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/143

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.