FUNDAMENTOS TEÓRICOS, EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: bases para formação do pensamento espacial crítico

Autores

  • Vanilton Camilo de Souza UFG

Resumo

Com esse artigo, estabelecer-se-á algumas conexões entre os fundamentos teóricos e epistemológicos para uma didática da Geografia tendo em vista a construção de um pensamento espacial desenvolvido pelos alunos de forma autônoma e emancipadora no contexto das práticas espaciais cotidianas. Para tanto, o artigo aponta algumas bases epistêmicas para a Geografia acadêmica e escolar bem como para a Didática da Geografia, entendendo a didática, também, como campo epistêmico. Por fim, procura-se evidenciar algumas orientações teóricas e metodológicas para o ensino dessa disciplina que possibilite a formação de um pensamento espacial crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

de Souza, V. C. (2011). FUNDAMENTOS TEÓRICOS, EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: bases para formação do pensamento espacial crítico. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(1), 47–67. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/15