RASURAS E AFETOS: fotografias e aulas de Geografia nas periferias de Campinas
Palavras-chave:
Fotografia digital, Escolas públicas, Geografia.Resumo
Este texto trata de práticas de aula de Geografia em escolas da periferia de Campinas, com o uso intensivo de fotografias digitais que foram “rasuradas” em computador a partir de programas de edição de imagens. A intenção destas imagens “rasuradas” é de provocar o pensamento, em busca de novas formas de mirar o espaço geográfico, onde os jovens alunos participantes das experiências vivem: bairros pobres da cidade. A partir dos “mapas mentais” que eles já possuem, mapas construídos a partir das vivências cotidianas nestes bairros, buscamos um namoro entre estes mapas mentais e a geografia “formal”, resultando, talvez, em geografias mais inusitadas.
Palavras-chave
Fotografia digital, Escolas públicas, Geografia.
ERASURES AND AFFECTIONS: photographies and Geography lessons in the outskirts of Campinas city
Abstract
This paper discusses practical lesson in schools on the outskirts of Campinas, with intensive use of digital photographs that are transformed into computer (suffer "erasure"). The intent of these images is to provoke thought in search of new ways of looking at the geographical space where these young students living: slums of the city. From the "mental maps" that they already have (maps constructed from the daily experiences in these neighborhoods), we seek a "dating" between these mental maps and “common geography”, resulting perhaps in more unusual geographies.
Keywords
Digital photography, Public schools, Geography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).