LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de abordagem do tema de resíduos sólidos

Autores

  • Liz Cristiane Dias Sobarzo UFPEL
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin UNESP - Presidente Prudente

Resumo

Este artigo tem como finalidade demonstrar como é tratado o tema de resíduos sólidos nos livros didáticos. O objetivo é analisar a importância desse material em sala de aula, além de delimitar os avanços, as prioridades, as lacunas e a fragmentação relacionadas ao tema de resíduos sólidos, presentes nos livros didáticos de Geografia do segundo ciclo do ensino fundamental. O intuito é contribuir para que a discussão do tema, realizada no âmbito científico, seja materializada nas salas de aula, além de apresentar sugestões teóricas e metodológicas que contribuam para a aquisição de conhecimentos. Foram realizadas análises das coleções selecionadas pelo PNLD-2007 para o 2º ciclo do ensino fundamental com base em diretrizes formuladas a partir de entrevistas com professores universitários que pesquisam o tema. Observou-se com base nas análises das coleções que os temas relacionados aos resíduos sólidos são abordados a partir do problema gerado e, embora em algumas coleções perceba-se a preocupação em propor formas de redução do consumo, do desperdício e alternativas de tratamento, essas informações são estanques e dificultam a construção de significados a respeito do assunto.

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Como Citar

Sobarzo, L. C. D., & Marin, F. A. D. G. (2011). LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de abordagem do tema de resíduos sólidos. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(1), 68–85. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/16