OS TERRITÓRIOS CERRADEIROS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: análise da abordagem do conceito de Cerrado no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás

Autores

  • Flávia Gabriela Domingos Silva Universidade Federal de Goiás Mestranda em Geografia
  • Miriam Aparecida Bueno Universidade Federal de Goiás Professora Adjunta do curso de Geografia

Palavras-chave:

Cerrado, Território, Geografia Escolar, Currículo Formal

Resumo

A concepção que discute o Cerrado como território contribui para a compreensão da complexidade desse conceito, uma vez que o problematiza a partir da articulação entre elementos do bioma, dinâmicas econômicas e políticas e relações sociais e culturais. Assim, é imprescindível que tal perspectiva seja abordada pela Geografia Escolar e auxilie na formação cidadã de crianças e adolescentes, sobretudo daqueles que habitam os territórios cerradeiros. Considerando a influência do currículo formal na efetivação do processo de ensino- aprendizagem, este artigo propõe analisar como o conceito de Cerrado é abordado pelo Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás, especificamente nos conteúdos referente aos 6o, 7o, 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, enfatizando a contribuição de tal documento ao trabalho docente acerca da temática dos territórios cerradeiros.

PALAVRAS-CHAVE

Cerrado, Território, Geografia Escolar, Currículo Formal. 


THE CERRADEIROS TERRITORIES IN GEOGRAPHY CLASSES: analysis of the approach of the concept of Cerrado on the Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás

ABSTRACT

The conception which discusses the Cerrado as territory contributes to the understanding of the complexity of this concept, since the discusses from the articulation between elements of the biome, economic and political dynamics and social and cultural relations. Thus, it is essential that this perspective be addressed by the School Geography and assist in civic education of children and adolescents, especially those who inhabit the cerradeiros territories. Considering the influence of the formal curriculum in the effectivation of the teaching-learning process, this paper proposes to examine how the concept of Cerrado is approached by the Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás, specifically in the contents related to the 6th, 7th, 8th and 9th grades of elementary school, emphasizing the contribution of such a document to teaching about the theme of cerradeiros territories.

KEYWORDS

Cerrado, Territory, School Geography, Formal Curriculum. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Gabriela Domingos Silva, Universidade Federal de Goiás Mestranda em Geografia

Instituto de Estudos Socioambientais

Ensino de Geografia

Miriam Aparecida Bueno, Universidade Federal de Goiás Professora Adjunta do curso de Geografia

Instituto de Estudos Socioambientais

Ensino de Geografia

Downloads

Publicado

12/01/2016

Como Citar

Domingos Silva, F. G., & Bueno, M. A. (2016). OS TERRITÓRIOS CERRADEIROS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: análise da abordagem do conceito de Cerrado no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 5(10), 193–211. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/234

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.