CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: práticas interdisciplinares com alunos de uma escola pública em Petrolina/PE

Autores

  • Fredson Pereira da Silva Universidade de Pernambuco Campus III Petrolina
  • Lucas Costa de Souza Cavalcanti Universidade de Pernambuco Campus III Petrolina

Palavras-chave:

Agroecologia, Aprendizagem, Práticas.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar práticas interdisciplinares para convivência com o semiárido desenvolvidas com alunos de uma escola pública em Petrolina-PE. O trabalho foi realizado em cinco etapas, a saber: levantamento bibliográfico e documental sobre o tema; formulação da proposta de atividades; apresentação da proposta junto à escola; realização de visitas a campo com os estudantes e; avaliação dos resultados. A abordagem interdisciplinar permitiu trabalhar o semiárido por inteiro, questionando os alunos sobre a realidade da vida no campo, seus condicionantes históricos e geográficos, bem como as formas de lidar de modo sustentável com os recursos da Natureza.

Palavras-chave

Educação contextualizada, Práticas Interdisciplinares, Práticas de Campo.


COEXISTENCE WITH SEMIARID LANDS: interdisciplinary practices with students of public school in Petrolina/PE (Northeast-Brazil)

Abstract

This study aimed to evaluate interdisciplinary practices for contextual learning in semiarid environments with students from a public school in Petrolina town (Northeast Brazil). The work was carried out in five steps, namely: bibliographical survey on the subject; formulation of the activities proposed; presentation of the proposal to the school; conducting field trips with students and; evaluation of the results. The interdisciplinary approach allowed the semiarid work entirely, questioning students about the reality of country life, its historical and geographical conditions as well as ways to deal sustainably with the resources of nature.

Keywords

Contextual learning, Interdisciplinary Practices, Field trips.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fredson Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco Campus III Petrolina

Graduando em Geografia pela Universidade de Pernambuco-UPE Campus Petrolina. Aluno-Mestre no Curso Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco(PREVUPE). Bolsista PIBID pela CAPES.Com o tema:Múltiplos Olhares:a relação Sertão/Natureza por meio de obras literárias. Participa do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco(UPE-Petrolina). Inserido Grupo de Trabalho de Estudos da Paisagem GT- Paisagem (UPE-Petrolina). Tem interesse nas áreas de Processos Superficiais, Dinâmica da Paisagem, Ensino de Geografia, Práticas Interdisciplinares.

Lucas Costa de Souza Cavalcanti, Universidade de Pernambuco Campus III Petrolina

Geógrafo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Mestrado e Doutorado em Geografia também pela UFPE. Professor Assistente da Universidade de Pernambuco/Campus III - Petrolina, atuando no Colegiado de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro. É editor chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco e revisor da Revista de Educação do Vale do São Francisco e da Revista de Geografia (Recife). Coordena o curso de Especialização em Ensino de Geografia da UPE/Petrolina. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Cartografia de Paisagens, Mapeamento Geomorfológico, Relação Solo-Paisagem, Epistemologia da Geografia e Práticas de Campo em Geografia. Os principais setores de aplicação das pesquisas são: educação e conservação do patrimônio natural/ambiental. Tem produzido trabalhos acadêmicos e de divulgação científica em diferentes áreas da Geografia e Geociências, principalmente geografia física. Coordenou e coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão em geografia, com ênfase sobre as paisagens do semiárido brasileiro.

Downloads

Publicado

15/08/2016

Como Citar

da Silva, F. P., & de Souza Cavalcanti, L. C. (2016). CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: práticas interdisciplinares com alunos de uma escola pública em Petrolina/PE. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(11), 405–412. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/268

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.