CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS PARA PENSARMOS O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Tulio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Instituto de Geografia (IG).
  • José Roberto Nunes de Azevedo Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT)

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Marxismo. Espacialidade. Totalidade Concreta.

Resumo

O presente trabalho é uma contribuição ao Ensino de Geografia por meio das concepções filosóficas e pedagógicas marxistas. Partimos dos conceitos de classe, cotidiano, experiência, automatismo e ética aquisitiva a partir de Lefebvre, Thompson, Sartre e Kosik. Este trabalho centra-se na superação da dicotomia geográfica pela subtração dos parâmetros positivistas e/ou pós-modernos; assim, apresentamos o pensamento geográfico marxista como contribuição para o entendimento da espacialidade como resultado dos processos históricos e geográficos. A espacialidade é formada a partir dos processos históricos vinculados a dimensão espacial organizados pelo modo de produção capitalista, deste modo, a Geografia Escolar contribuirá para a formação de estudantes capazes em compreenderem a espacialidade como dialética e não estagnada. O Ensino de Geografia, pelo marxismo, constrói ferramentas teóricas e práticas para a superação do status quo, pois amplia a capacidade dos estudantes em produzirem outras espacialidades a partir da crítica aos processos históricos dominados por uma classe reguladora do modo de produção capitalista. O Ensino de Geografia pelo marxismo promove a compreensão da totalidade concreta e a propagação de valores fundamentais como solidariedade, liberdade, justiça e igualdade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tulio Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Instituto de Geografia (IG).

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT). Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) do Instituto de Geografia (IG). Av. João Naves de Ávila, 2121. Campus Santa Mônica. Bloco 1 H. Uberlândia (MG). CEP 38408-100.


José Roberto Nunes de Azevedo, Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT)

Mestre em Geografia pela UFGD. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT) e Bolsista Doutorado FAPESP. Rua Roberto Simonsen, 305. Presidente Prudente (SP). CEP 19060-900

Downloads

Publicado

20/12/2011

Como Citar

Barbosa, T., & Azevedo, J. R. N. de. (2011). CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS PARA PENSARMOS O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(2), 52–73. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/28

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.