MAPAS VIVENCIAIS: possibilidades para a Cartografia Escolar com as crianças dos anos iniciais

Autores

  • Jader Janer Moreira Lopes UFJF
  • Bruno Muniz Figueiredo Costa UFJF
  • Cassiano Caon Amorim UFJF

Palavras-chave:

Mapas vivenciais, Cartografia com crianças, Geografia da infância, Geografia escolar, Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a Geografia Escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, assumindo como perspectiva primeira a condição de sujeitos geográficos das crianças e o seu protagonismo na produção cartográfica. Baseados nos campos da Geografia da Infância, Sociologia da Infância e Teoria Histórico-Cultural, discutimos possibilidades de trabalho com as crianças que contemplem suas lógicas ao viabilizar a produção de representações de suas vivências nos lugares, através dos mapas vivenciais. Para tanto, traremos também alguns resultados de pesquisas e projetos de ensino que dialogam com tal perspectiva teórica e considera as vozes infantis dentro de uma ética responsável. 

Palavras-chave

Mapas vivenciais; Cartografia com crianças; Geografia da infância; Geografia escolar; Ensino fundamental.


EXPERIENTIAL MAPS: possibilities for schoolar cartography with children of initial series

Abstract

This article presents reflections about School Geography in the early grades of elementary school, taking as main perspective the condition of geographic subject of children and their agency in cartographic production. Based on Geography of Childhood, Sociology of Childhood and Historical-Cultural Theory, discusse possibilities of working with children that contemplate their logical to enable the production of representations of their experiences in places, through experiential maps. To this reason, we shall also share some results of research and teaching projects that dialogue with such a theoretical perspective and consider the children's voices within a responsible ethics.

Keywords

Experiential maps, Cartography with children, Geography of childhood, School geography, Elementary School.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15/08/2016

Como Citar

Moreira Lopes, J. J., Costa, B. M. F., & Amorim, C. C. (2016). MAPAS VIVENCIAIS: possibilidades para a Cartografia Escolar com as crianças dos anos iniciais. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(11), 237–256. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/381

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.