ESPAÇO GEOGRÁFICO E INTERDISCIPLINARIDADE: natureza do conhecimento geográfico no saber escolar

Autores

  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
  • Remi Castioni Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, espaço geográfico, conhecimento geográfico

Resumo

O objetivo deste trabalho é relacionar os pressupostos da categoria espaço geográfico com a perspectiva interdisciplinar de lidar com o conhecimento científico. Tal investigação visa contribuir para o aprimoramento do debate a respeito do saber geográfico que, em virtude das transformações sociais, demanda superação dos novos desafios no cenário do escolar. Este estudo é norteado pela compreensão epistemológica, num viés crítico, sobre a natureza do conhecimento geográfico a partir de pesquisa bibliográfica com vistas a explorar conceitos filosóficos, educacionais e geográficos que envolvam essa temática. As reflexões apontam que o espaço geográfico como objeto específico de análise geográfica é, concomitantemente, um potencial integrador das dimensões da realidade e, por conseguinte, da interdisciplinaridade.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Espaço geográfico, Conhecimento geográfico.


GEOGRAPHIC SPACE AND INTERDISCIPLINARITY: nature of geographical knowledge in school culture

Abstract

The objective of this work is to relate the assumptions of geographical space category with in a interdisciplinary perspective of dealing with scientific knowledge. This research aims to contribute to the improvement of the debate about geographical knowledge, influenced by of social changes, demands to overcome the new challenges in the school setting. This study is guided by epistemological understanding, at a critical bias, the nature of geographical knowledge from literature in order to explore philosophical, educational and geographical concepts involving this topic. The first results suggest that the geographical space as a specific object of geographical analysis is concurrently an integrator of dimensions of reality and therefore of interdisciplinarity.

Keywords

Interdisciplinary, Geographic space, Geographical knowledge.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Doutorando em educação (FE-UnB)

Pesquisador do INEP

Remi Castioni, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Educação (Unicamp)

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

25/01/2017

Como Citar

Kunz, S. A. da S., & Castioni, R. (2017). ESPAÇO GEOGRÁFICO E INTERDISCIPLINARIDADE: natureza do conhecimento geográfico no saber escolar. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(12), 53–73. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/388

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.