LA ECLOSIÓN DE LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA EN BRASIL: una guía para no perderse
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Brasil, Principais autores brasileiros.Resumo
En los primeros años de este milenio se ha producido un enorme aumento de la producción bibliográfica de la enseñanza de la geografía en Brasil. Sin duda uno de los motivos reside en la posición que ocupa esta materia en el sistema escolar, lo que ha generado una gran demanda de formación del profesorado. Así un número importante de profesores de las universidades brasileñas han realizado libros, artículos, ponencias y comunicaciones sobre diversos asuntos que despiertan el interés sobre esta disciplina en la educación. En este artículo pretendemos orientar a los lectores sobre los principales autores y las líneas de trabajo que se han seguido.
Palabras clave
Enseñanza de geografía, Brasil, Principales autores brasileños.
A ECLOSÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL: um guia para não perder-se
Resumo
Nos primeiros anos deste milênio podemos notar um enorme aumento da produção bibliográfica sobre o ensino de Geografia no Brasil. Sem dúvida, um dos motivos reside na posição desta disciplina no sistema escolar brasileiro, o que gerou uma grande demanda para a formação de professores. Dessa maneira, um grande número de professores de universidades brasileiras produziu livros, artigos, apresentações sobre diversos assuntos que despertam o interesse sobre esta disciplina na educação. Neste artículo, pretendemos orientar os leitores sobre principais autores e as linhas de trabalho que seguiram.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Brasil, Principais autores brasileiros.
THE OUTBREAK OF GEOGRAPHY TEACHING IN BRAZIL: a don't get lost guide
Abstract
In the early years of this millennium we can see a huge increase in bibliographic production on Geography teaching in Brazil. Undoubtedly one of the reasons lies in the position of this subject in the Brazilian school system, which generated a great demand for teacher training. Thus, a large number of Brazilian university professors produced books, articles, presentations on various subjects that arouse interest in this discipline in education. In this article, we aim to guide readers on major authors and the lines of work that followed.
Keywords
Geography teaching, Brazil, Major Brazilian authors.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).