A CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS: uma proposta de aprendizagem para a Geografia dos anos iniciais
Resumo
Apresentamos, nesse artigo, uma proposta pedagógica para o ensino de Geografia que articule a linguagem cartográfica com histórias infantis para a compreensão do espaço imaginário por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental (EF). Nesse sentido objetivamos desenvolver uma estratégia de ensino que articule a linguagem cartográfica com histórias infantis para a compreensão do espaço imaginário por estudantes dos anos iniciais do EF. Compreendemos que uma história infantil auxilia na construção do conhecimento geográfico, uma vez que o estudante é instigado a imaginar o espaço da mesma construindo uma trajetória passível de ser representada.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia Escolar. Linguagem cartográfica. Imaginário. Histórias infantis.
LA CONSTRUCCIÓN DE MAPAS MENTALES A TRAVÉS DE HISTÓRIAS INFANTILES: una propuesta del aprendizaje de la Geografía en la educación primária
RESUMEN
En este artículo se presenta una propuesta pedagógica para la enseñanza de Geografía que articule el lenguaje cartográfico con historias infantiles para la comprensión del espacio imaginario por estudiantes del 5 ° año de la Educación Primária. En ese sentido pretendemos desarrollar una estrategia de enseñanza que articule el lenguaje cartográfico con historias infantiles, para la comprensión del espacio imaginario por estudiantes de los primeros anõs en la escuela. Comprendemos que una historia infantil auxilia en la construcción del conocimiento geográfico, una vez que el estudiante es instigado a imaginar el espacio de la misma construyendo una trayectoria posible de ser representada.
PALAVRAS-CLAVE
Geografía Escolar. Lenguaje cartográfica. Imaginario. Historias infantiles.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).