LABORATÓRIOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL FEIRA DE SANTANA E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICO- PEDAGÓGICOS
Resumo
O presente artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as contribuições do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG), componente curricular no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana, para a formação docente e elaboração de experimentos pedagógicos/ recursos didáticos voltados para o ensino da geografia escolar nos níveis fundamental e médio. Norteados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, foram analisados os documentos oficiais do curso e investigados 70 sujeitos que estavam envolvidos com o LEG durante o primeiro semestre de 2017: 64 discentes, 05 docentes e 01 funcionário responsável pela organização e funcionamento da sala do LEG, porém este trabalho faz um recorte para as respostas fornecidas pelos professores e funcionário da sala de LEG. Os resultados aqui apresentados indicam que, muito embora sua organização na grade curricular apresente incoerências, as atividades desenvolvidas têm contribuído para a formação docente no sentido de desenvolver planos de atividade/aula, metodologias e recursos didáticos, capazes de tornar o processo de ensino e aprendizagem da geografia escolar, nos níveis fundamental e médio, mais significativo e prazeroso.
PALAVRAS-CHAVE
Laboratório de Ensino de Geografia, Recurso Didático, Formação Docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).