ESPACIALIDADE EM DESENHOS DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
A Geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico, e estrutura-se a partir da compreensão das relações entre sociedade e natureza. O ensino de Geografia tem por finalidade proporcionar aos discentes à compreensão de forma ampla da realidade através da análise, observação e interpretação crítica do espaço geográfico. A linguagem cartográfica é destaque para a compreensão desse espaço por meio da simbologia para a representação e análise espacial através da leitura, interpretação de documentos cartográficos como: mapas, globo, desenhos, plantas, maquetes e croquis. Considerando esses aspectos, foi realizada pesquisa no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho situado no município de Caculé-BA, no qual foi verificada a espacialidade, orientação e noção de espaço geográfico através de desenhos com os alunos, bem como a influência que a cartografia traz para a vida deles. A pesquisa desenvolvida apresenta caráter qualitativo sendo realizadas observações sistemáticas, estudo e análise dos desenhos dos alunos do 6° ano e questionários aplicados aos discentes como instrumento de coleta de dados. Como resultado, constatamos que as noções de espacialidade, espaço geográfico e orientação espacial não são completamente desenvolvidas pelos alunos, uma vez que, alguns possuem dificuldade em se localizar, representar o espaço vivido e percebido.
PALAVRAS-CHAVE
Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Desenho.
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