ESPACIALIDADE EM DESENHOS DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Aline Sousa Costa Universidade do Estado da Bahia - Campus VI - Caetité/BA
  • Daiane Silva Santos Escola Técnica de Caculé
  • Junívio da Silva Pimentel UNEB

Resumo

A Geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico, e estrutura-se a partir da compreensão das relações entre sociedade e natureza. O ensino de Geografia tem por finalidade proporcionar aos discentes à compreensão de forma ampla da realidade através da análise, observação e interpretação crítica do espaço geográfico. A linguagem cartográfica é destaque para a compreensão desse espaço por meio da simbologia para a representação e análise espacial através da leitura, interpretação de documentos cartográficos como: mapas, globo, desenhos, plantas, maquetes e croquis. Considerando esses aspectos, foi realizada pesquisa no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho situado no município de Caculé-BA, no qual foi verificada a espacialidade, orientação e noção de espaço geográfico através de desenhos com os alunos, bem como a influência que a cartografia traz para a vida deles. A pesquisa desenvolvida apresenta caráter qualitativo sendo realizadas observações sistemáticas, estudo e análise dos desenhos dos alunos do 6° ano e questionários aplicados aos discentes como instrumento de coleta de dados. Como resultado, constatamos que as noções de espacialidade, espaço geográfico e orientação espacial não são completamente desenvolvidas pelos alunos, uma vez que, alguns possuem dificuldade em se localizar, representar o espaço vivido e percebido.

PALAVRAS-CHAVE

Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Desenho.

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Publicado

30/01/2020

Como Citar

Costa, A. S., Silva Santos, D., & da Silva Pimentel, J. (2020). ESPACIALIDADE EM DESENHOS DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(18), 321–341. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/681