O ENFOQUE METROPOLITANO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

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DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.725

Resumo

A abordagem sobre Geografia Urbana, especificamente, o enfoque metropolitano dentro das aulas de Geografia consiste em uma forma de articular as escalas locais, regionais e mundiais. Isto se tem, através da conceituação sobre metrópole, região metropolitana e da compreensão sobre as relações verticais e horizontais estabelecidas entre as cidades através da rede urbana. Assim, objetiva-se a compreensão através de uma visão crítica sobre a abordagem e a ênfase atribuídas ao enfoque metropolitano nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio. A metodologia para seleção das coleções analisadas consistiu em quantificar os dados de tiragem e de valor de aquisição dos livros adquiridos pelo Ministério da Educação, selecionando os mais relevantes e os com menos expressão de aquisição. Para analisar os livros didáticos, os conceitos referidos ao enfoque metropolitanos foram identificados e analisados quanto à sua contextualização e relevância nos livros. Considera- se que existe um conjunto de fatores que devem ser integrados para a sintetização da análise dos conteúdos geográficos dos livros didáticos, que consiste não apenas em atributos textuais, mas também na consideração do pluralismo das realidades existentes no cenário educacional brasileiro.

Palavras-chave

Geografia Urbana, Ensino de Geografia, Ensino Médio

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Publicado

24/07/2020

Como Citar

Ribeiro, I. A., & Paz, O. L. de S. (2020). O ENFOQUE METROPOLITANO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 478–503. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.725