O ENFOQUE METROPOLITANO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.725Resumo
A abordagem sobre Geografia Urbana, especificamente, o enfoque metropolitano dentro das aulas de Geografia consiste em uma forma de articular as escalas locais, regionais e mundiais. Isto se tem, através da conceituação sobre metrópole, região metropolitana e da compreensão sobre as relações verticais e horizontais estabelecidas entre as cidades através da rede urbana. Assim, objetiva-se a compreensão através de uma visão crítica sobre a abordagem e a ênfase atribuídas ao enfoque metropolitano nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio. A metodologia para seleção das coleções analisadas consistiu em quantificar os dados de tiragem e de valor de aquisição dos livros adquiridos pelo Ministério da Educação, selecionando os mais relevantes e os com menos expressão de aquisição. Para analisar os livros didáticos, os conceitos referidos ao enfoque metropolitanos foram identificados e analisados quanto à sua contextualização e relevância nos livros. Considera- se que existe um conjunto de fatores que devem ser integrados para a sintetização da análise dos conteúdos geográficos dos livros didáticos, que consiste não apenas em atributos textuais, mas também na consideração do pluralismo das realidades existentes no cenário educacional brasileiro.
Palavras-chave
Geografia Urbana, Ensino de Geografia, Ensino Médio
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).