QUAL A REFERÊNCIA DA MATRIZ?: notas para ensaiar uma reflexão sobre a disciplina escolar e a Geografia no ENEM
Palavras-chave:
Disciplina escolar, Geografia Escolar, ENEMResumo
No presente estudo, procuramos discutir a disciplina escolar como uma das condições políticas que organiza a escolarização de sentidos de mundo. Inspirada nas contribuições da teoria do discurso (Laclau e Mouffe, 2006) e dialogando com trabalhos do campo do currículo, em particular com os estudos de Lopes (2008, 2010, 2010 a) e de Goodson (1997), analisamos a Matriz de Referência do ENEM, documento publicado em 2009, que lista os conteúdos a serem objetos do exame. Explorando esta empiria,buscamos tecer interpretações sobre os sentidos de Geografia e, logo, de disciplina escolar, fixados neste texto político.
Palavras-chave
Disciplina escolar; Geografia Escolar; ENEM.
CUÁL ES LA REFERENCIA DE LA MATRIZ?: notas para ensayar una reflexión sobre la disciplina escolar y la Geografía en el ENEM
Resumen
En el presente trabajo, buscamos discutir la disciplina escolar como una de las condiciones políticas que organiza la escolarización de los sentidos de mundo. Inspirada en las contribuciones de la teoría del discurso (Laclau y Mouffe, 2006) y dialogando con trabajos del campo de currículo, en particular los estudios de Lopes (2008, 2010, 2010a) y de Goodson (1997), analizamos la matriz de referencia del ENEM, documento publicado en 2009, que lista los contenidos que serán objeto de examen. Explorando este análisis empírico, buscamos construir interpretaciones sobre los sentidos de Geografía y luego, de disciplina escolar, fijados em este texto político.
Palabras ClaveDisciplina escolar; Geografía Escolar; ENEM.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).